5 razões para seu inbound marketing dar errado que você precisa evitar

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5 razões para seu inbound marketing dar errado que você precisa evitar

Que o inbound marketing é uma estratégia poderosa, muitas empresas já sabem! Diversos negócios estão colhendo resultados impressionantes e aumentando seu orçamento de inbound a cada ano.

No entanto, algumas empresas enfrentam dificuldades e não conseguem obter os ótimos resultados que essa estratégia proporciona. Geralmente, isso acontece por alguma falha durante o processo de implementação e/ou na execução do inbound.

E foi pensando nisso que preparamos este post! Continue lendo para conferir os cinco erros que impedem sua empresa de aproveitar todos os benefícios do inbound marketing.

1. Falta de planejamento de inbound marketing

Muitos profissionais de marketing e empreendedores ficam empolgados com os resultados que o inbound pode gerar e acabam pulando a fase de planejamento. Partem logo para a produção de conteúdo sem uma rota bem definida para seguir.

Sabe qual é a consequência disso? Uma estratégia de inbound marketing falha e com poucos ou nenhum retorno positivo para a empresa.

E por que o planejamento é uma etapa importante? Porque ajuda a manter todo o processo organizado. Com esse documento, é possível:

  • Conhecer as personas;
  • Desenvolver a jornada de compra do seu público;
  • Definir metas e objetivos do negócio;
  • Estabelecer os canais adequados;
  • Escolher os tipos de conteúdo a serem produzidos;
  • Definir as métricas para mensurar os resultados.

Ou seja, com o planejamento de inbound marketing, sua empresa é mais eficiente e eficaz com as ações dessa estratégia. Se você tiver dificuldades com isto, podemos ajudá-lo a fazer um planejamento adequado aos seus objetivos e recursos, entre em contato conosco!

2. Desconhecimento das personas

Este erro é muito comum. Ele acontece porque a persona é um conceito recente usado para as ações de marketing online e porque as empresas trabalhavam somente com a definição clássica de público-alvo.

A persona, em marketing digital, vai além da ideia de público-alvo. Com um perfil de persona bem elaborado, é possível conhecer as dores, os medos, os objetivos, os hábitos de consumo, os sonhos e outras informações valiosas sobre o consumidor. Com base neste perfil do cliente desejado para a empresa é possível:

  • Produzir conteúdos para alcançar e atrair o público certo para o site do negócio;
  • Definir o tom de voz a ser adotado nos conteúdos;
  • Estabelecer os melhores canais para atingir o público;
  • Definir a frequência de publicação dos conteúdos.

Logo, não esqueça de estudar e elaborar suas personas. Este post vai ajudar você nessa tarefa: “Entenda por que confundir persona com público-alvo atrapalha sua estratégia de inbound marketing”.

3. Escolha dos canais inadequados para alcançar as personas

Concentrar seus esforços de inbound marketing nos canais errados certamente não vai gerar bons resultados para o seu negócio. Afinal, como vender mais se o seu público está no Instagram e sua empresa compartilha conteúdos somente no Pinterest?

É preciso conhecer os hábitos de consumo de informação da sua persona para poder escolher os canais adequados e trabalhar somente com eles. Lembre-se de que sua empresa não precisa estar em todas as redes sociais e canais existentes, mas deve ter presença naqueles que a persona acessa com mais frequência.

Portanto, separe um tempo para fazer atentamente esta identificação e análise. É uma etapa muito importante para você focar suas ações em canais que vão dar retorno para a empresa.

E não se esqueça de que o site empresarial e o blog corporativos são essenciais para a estratégia! Não é possível fazer inbound e gerar mais vendas usando somente as redes sociais. Para entender melhor como traçar uma estratégia de inbound marketing adequada à sua empresa, entre em contato conosco!

4. Falta de continuidade da produção de conteúdo

A produção de conteúdo é o coração da estratégia de inbound marketing. É por meio dos conteúdos úteis e relevantes para a sua persona que a empresa vai conseguir alcançar seus objetivos. Lembre-se de que um bom conteúdo faz sua empresa vender mais!

E é por isto que a publicação deve ser constante e não pode ser abandonada. É preciso elaborar uma estratégia de conteúdo e um calendário editorial durante o planejamento e segui-los à risca. Com uma postagem frequente, você movimenta o site e o blog e faz com que o seu público volte a estes canais em busca de mais informações.

Essa falta de continuidade acontece porque muitas empresas acreditam que vão dar conta do recado internamente. Acredite: a produção de conteúdo exige bastante tempo e dedicação.

Se sua empresa não pode ter uma equipe exclusiva dedicada a essa tarefa, procure ajuda para terceirizá-la. As agências de conteúdo têm profissionais gabaritados e entregam conteúdos de qualidade pensados para a persona do seu negócio. É um investimento com retorno certo!

Além disso, lembre-se de que não é obrigatório publicar conteúdos novos todos os dias. Você até pode postar materiais diariamente, mas só faça isto se estiver de acordo com seus objetivos, com a sua estratégia de conteúdo, com os hábitos de consumo de conteúdo da sua persona e com o seu orçamento.

5. Falta de métricas para avaliar as ações de inbound marketing

Por fim, não definir métricas prejudica o desempenho das suas ações de inbound marketing. As métricas são essenciais para saber se as ações estão dando resultado, quais atividades precisam ser otimizadas, descobrir o ROI do Inbound Marketing e muito mais!

Para isso, pergunte-se o que deseja alcançar com o inbound. Aumentar o trafego do site? Gerar mais leads? Ser referência no mercado? Vender mais para leads?

Não pule esta etapa! Defina as métricas necessárias para mensurar seus objetivos e as inclua no plano de inbound. Pode ser até uma fase mais complicada (ou entediante), mas é indispensável para assegurar o sucesso da sua estratégia.

Não sabe quais métricas devem ser verificadas? As listadas abaixo ajudam a verificar se a sua empresa está tendo resultados com o inbound:

  • Número de visitantes / tráfego do site;
  • Quantidade de leads gerados;
  • Taxa de conversão;
  • Leads por canal;
  • Custo por lead (CPL);
  • Custo por visitante;
  • Taxa de rejeição;
  • Retorno sobre o investimento (ROI).

Percebe como é importante seguir todas as etapas do planejamento do inbound marketing? Ao pular qualquer uma delas, você está correndo risco de perder dois recursos valiosos: tempo e dinheiro. Portanto, verifique se pulou alguma dessas fases e faça o dever de casa: corrija as falhas e use todo o poder do inbound para aumentar as vendas.

Pronto! Agora você já sabe quais são os principais erros que prejudicam sua estratégia de inbound marketing. Que tal contar com uma ajuda profissional para melhorar seus resultados? Entre em contato conosco e alavanque seu negócio com o inbound marketing!

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Por | 2018-01-22T15:45:49+00:00 22 Janeiro, 2018|Inbound Marketing|

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A empresa foi criada há 15 anos para planejar, produzir, divulgar e gerenciar conteúdos e canais.

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