Sobre a Conteúdo Online

A Conteúdo Online é pioneira em marketing de conteúdo.
A empresa foi criada há 15 anos para planejar, produzir, divulgar e gerenciar conteúdos e canais.

Contato

Telefone: (11) 5574-5022
Ou envie sua mensagem.

Trabalhe conosco

Case na área financeira

Home/Cases/Case na área financeira
Case na área financeira 2017-05-05T12:08:02+00:00

O site da BM&FBOVESPA

A Conteúdo Online participou da produção do conteúdo do novo site da BM&FBOVESPA, lançado em março.

Nosso trabalho teve dois pilares básicos:

  1. Produzir novos conteúdos para o site e tornar conteúdos já existentes mais relevantes para os públicos-alvo da BM&FBOVESPA e para os mecanismos de busca, visando facilitar a localização pelos interessados;
  2. Registrar os princípios norteadores e as melhores práticas de redação e estruturação de conteúdos para a disseminação interna na instituição.

Como estruturamos o nosso processo de trabalho?

Mergulho na cultura da BM&FBOVESPA – aprendemos o máximo sobre o negócio da instituição e seus objetivos estratégicos.

Perfil dos públicos-alvo – estudamos o que era mais importante para os públicos prioritários do projeto de acordo com o perfil deles para definir estilos de linguagem que proporcionassem maior identificação e como estruturar a informação de acordo com a relevância para cada um.

Entrevistas com gestores das áreas da instituição – fizemos encontros com todos os gestores das áreas que teriam novos conteúdos no site ou que os conteúdos seriam alterados para entender a mecânica de produtos ou serviços sob suas responsabilidades e o que era mais relevante para eles e para os diferentes públicos que atendiam.

Produção de conteúdos – adequamos o estilo dos conteúdos aos perfis dos públicos-alvo, indicamos em cada conteúdo os links internos e externos que identificamos serem relacionados a eles para orientar como seria a navegação e também indicamos as funcionalidades para cada seção para otimizar a usabilidade.

Aprovações internas – os conteúdos foram submetidos à aprovação das áreas responsáveis e também do setor jurídico, quando necessário, para garantir que nada que pudesse causar algum questionamento legal futuro fosse publicado.

Readequações de conteúdos e revisão – as eventuais alterações seguiram as indicações das instâncias de aprovação e, quando necessário para uma melhor compreensão, novos encontros foram feitos com as áreas solicitantes. O resultado final passou por uma nova rodada de validação e, depois, os conteúdos inseridos no novo site foram mais uma vez checados para corrigir qualquer problema.

Como tornamos os conteúdos do site da BM&FBOVESPA mais relevantes?

Para os públicos-alvo do projeto – estruturamos a informação em itens e níveis de aprofundamento na página. Isso permitiu que:

  • Os itens relevantes sejam visualizados com mais facilidade e sintetizem informações nas quais o usuário pode se aprofundar se desejar sem sair da página onde está;
  • O usuário consegue encontrar e acessar mais rapidamente o nível de informação que lhe interessa, de acordo com o seu perfil, utilizando um mínimo de cliques e de rolagem de tela.

Resultado: a experiência do usuário se torna mais prazerosa e ele faz associações positivas quanto ao conteúdo (relevância, utilidade) e usabilidade do site (fácil, intuitiva).

Para os mecanismos de busca– construímos conteúdos segundo as melhores práticas de SEO:

  • Permite que as informações sejam mais facilmente indexados pelos mecanismos de busca;
  • Conteúdos adquirem mais relevância, o que faz com que sejam melhor ranqueados em buscas orgânicas.

Resultado: usuários encontram com mais rapidez e facilidade o que desejam saber sobre a BM&FBOVESPA, seus produtos e serviços.

Como ajudamos a manter as melhores práticas de redação e estruturação de conteúdos e os princípios do projeto?

Produzimos manual de estilo, regras de redação e hierarquização da informação para garantir:

  • Padronização;
  • Perenidade dos princípios adotados.

Resultado: os participantes de eventuais processos de criação / readequação de conteúdos partem de um princípio comum (o que faz com que o site não seja descaracterizado) e ganham autonomia.

Participamos de workshops e reuniões com a equipe de gestores para compartilhar a nossa experiência na elaboração do modelo de governança do site, algo inédito na empresa. Nelas, apresentamos nossos cases para direcionar as boas práticas de governança aprendidas nos vários projetos de que participamos a fim de orientar sobre:

  • Desenho do modelo de governança, consistindo nas alçadas, atores e interações entre eles;
  • Elaboração de Matriz de Responsabilidades para o conteúdo.

Resultado: a implementação da Matriz de Responsabilidades envolverá diferentes instâncias de várias áreas da instituição, provocando o compartilhamento das decisões estratégicas e operacionais e o seu alinhamento interno.

Conheça o site da BM&FBOVESPA.

Vamos conversar sobre o seu projeto?
Envie sua mensagem