Como calcular o ROI do Inbound Marketing

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Como calcular o ROI do Inbound Marketing

Você entrou em contato com especialistas, fez todo o planejamento de Inbound Marketing, implementou a estratégia e chegou a tão esperada hora de saber quais são os resultados do seu precioso investimento. Muitas questões surgem nesse momento: o que é ROI e por que devo calculá-lo? Em quanto tempo o Inbound começa a gerar resultados? Quando e como calcular o ROI do Inbound Marketing? Qual fórmula utilizar? O que fazer após a análise?

Para responder a essas e outras perguntas, preparamos este artigo. Continue a leitura e saiba como calcular o ROI do Inbound Marketing para melhorar ainda mais a sua estratégia!

O que é ROI?

A sigla ROI vem da expressão em inglês “Return On Investment”. O Retorno sobre Investimento é uma métrica usada para descobrir quanto dinheiro a empresa ganhou ou perdeu nas ações que investiu.

Medir o ROI é importantíssimo para saber se as estratégias estão gerando os resultados esperados e quais investimentos devem continuar, serem ajustados ou cancelados.

Em quanto tempo os resultados do Inbound aparecem?

Antes de entrarmos em detalhes sobre o cálculo do ROI, é importante ressaltar que o Inbound Marketing é uma estratégia que gera resultados de médio a longo prazo.

Não há um período exato de tempo para os resultados aparecerem, visto que cada empresa lida com o Inbound Marketing de um modo diferente. Dados da Hubspot mostram que bons resultados aparecem em cerca de 6 meses após a implementação.

Pode parecer um longo período de tempo, mas conforme a estratégia de Inbound Marketing é desenvolvida mais os resultados da empresa melhoram. Ou seja, a tendência é aumentar a geração e conversão de leads, o número de oportunidades e vendas realizadas com o passar do tempo.

Portanto, se você estiver apreensivo e querendo colher resultados rápidos, dê um tempo para o Inbound Marketing mostrar todo o seu potencial e gerar ótimos resultados para o seu negócio.

Como calcular o ROI do Inbound Marketing?

Calcular o ROI do Inbound Marketing exige atenção, mas não é um bicho de sete cabeças como pode aparentar. A fórmula usada para calculá-lo é a seguinte:

ROI = (ganho obtido – valor investido) / valor investido x 100

Vamos ver um exemplo? Para chegar ao valor investido no Inbound, considere:

Sua empresa investe R$ 8 mil reais por mês em todo o projeto de Inbound Marketing: R$ 2.500,00 com um analista de marketing digital e R$ 5.500,00 com os serviços e ferramentas de Inbound (agência + automação + produção de conteúdo).

No último mês, obteve um ganho de R$ 80 mil reais com as ações online. Logo, o cálculo do ROI será:

ROI = (80.000 – 8.000) / 8.000 x 100

ROI = 72.000 / 8.000 x 100

ROI = 9 x 100

ROI = 900%

Ou seja, sua empresa faturou R$ 9 para cada R$ 1 investido em Inbound Marketing. Nada mal, concorda?

É possível mensurar o ROI de diversos investimentos e canais: do Marketing de Conteúdo, dos links patrocinados, do e-mail marketing, do blog corporativo, das redes sociais, de landing pages específicas, entre outros.

O que fazer após descobrir o ROI das ações de Inbound?

Agora que você já sabe como calcular o ROI do Inbound Marketing corretamente, é hora de saber quais são os passos seguintes. Afinal, de nada adianta realizar mensurações e não tomar decisões para alavancar o seu negócio, não é mesmo?

Confira algumas perguntas que podem ajudar na identificação de status, oportunidades de negócios e tomada de decisão:

  • Quais canais geram maior retorno?
  • As campanhas estão dando o retorno esperado?
  • O que foi realizado (ou deixou de ser feito) que pode ter impactado esse resultado?
  • Qual a ligação entre ações que deram certo e ações que deram errado?
  • Quais ações devem continuar? Quais podem ser otimizadas?
  • É possível replicar as ações que geraram bons resultados?
  • O que está sendo feito está bom?
  • Como a empresa está em relação à concorrência?
  • Onde a empresa pode chegar?
  • Qual será a periodicidade do cálculo do ROI?

Percebeu como o ROI do Inbound Marketing é uma métrica importante para o seu negócio? Não deixe de mensurá-lo e usar as informações obtidas para otimizar o desempenho da sua estratégia de Inbound!

Ficou com alguma dúvida? Quer aprofundar algum ponto? Entre em contato e fale com a gente.

Por |2017-10-05T16:15:26+00:004 outubro, 2017|Inbound Marketing|

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