Como identificar boas fontes para conteúdos sobre saúde

/Como identificar boas fontes para conteúdos sobre saúde

Como identificar boas fontes para conteúdos sobre saúde

Credibilidade. Essa é a palavra-chave na hora de produzir qualquer conteúdo para a indústria farmacêutica e outras da área de saúde com a finalidade de publicar em sites, blogs e redes sociais. A própria Anvisa, que regulamenta a produção de conteúdo nessas áreas, indica boas práticas para que os usuários tenham sempre acesso a conteúdos de qualidade e com informações comprovadas.

Para garantir que o leitor tenha confiança na informação que você quer transmitir, é importante enumerar no conteúdo fontes de referência que sejam críveis. Mas, com milhares de páginas na internet relacionadas à saúde, como avaliar quais delas têm qualidade e precisão? Para essa tarefa cuidadosa, é preciso se familiarizar com alguns critérios.

O primeiro passo é responder à pergunta: quem está publicando a informação? Muitas vezes, a URL indica isso. O domínio com sufixo “.gov”, por exemplo, indica se tratar de um site do governo, que normalmente é uma fonte confiável de informação. Mas, se você não identificou de imediato, leia a área institucional do site. É importante averiguar se os objetivos da publicação são educacionais – e não comerciais ou particulares – e se o conteúdo foi escrito ou revisado por médicos ou especialistas da área.

Como regra geral, os seguintes sites são boas fontes de informação para conteúdos de saúde:

  • Páginas governamentais;
  • Páginas de universidades ou instituições de educação reconhecidas;
  • Hospitais de referência;
  • Artigos acadêmicos;
  • Associações médicas;
  • Instituições reconhecidas como provedoras de dados;
  • Instituições sem fins lucrativos com conteúdo escrito ou revisado por especialistas.

Além disso, é preciso verificar se a página está atualizada, já que as informações de saúde estão em constante mudança como resultado de novas pesquisas e, também, porque pode haver novas abordagens válidas para o tratamento de determinadas condições. Não esqueça de sinalizar a data que você acessou cada fonte de referência para que os leitores decidam se essa informação é recente o suficiente para seus fins. Para garantir que a fonte vai continuar atual, também é interessante usar em seu site ferramentas que verificam a presença de links quebrados em conteúdos já publicados.

Outra dica para apurar a veracidade da informação é não confiar na sua primeira fonte. Pesquise mais a fundo e veja se você encontra a mesma informação em outros locais que também pareçam legítimos. Quanto mais você comparar informações, maiores as chances de que elas sejam precisas.

Por |2017-08-28T14:47:54+00:001 junho, 2016|Marketing de Conteúdo|

Sobre a Conteúdo Online

A Conteúdo Online é pioneira em marketing de conteúdo.
A empresa foi criada há 15 anos para planejar, produzir, divulgar e gerenciar conteúdos e canais.

Contato

Telefone: (11) 5574-5022
Ou envie sua mensagem.

Trabalhe conosco