Como uma plataforma de automação de marketing ajuda você a vender mais e gastar menos

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Como uma plataforma de automação de marketing ajuda você a vender mais e gastar menos

Não sabe se vale a pena investir em automação de marketing? Veja como essa ferramenta pode fazer suas vendas decolarem!

 

Você é um gerente preocupado com o crescimento da empresa em que trabalha, está por dentro das novidade e tendências de marketing digital e busca por ferramentas que possam facilitar a vida das suas equipes de marketing e vendas, não é mesmo?

Se base de leads da empresa é grande e você percebeu que as atividades exigem bastante tempo e dedicação da equipe em tarefas que poderiam ser automatizadas, adotar uma plataforma de automação de marketing pode ser o diferencial para as vendas decolarem.

Pensando nisso, preparamos este artigo para você descobrir como essa plataforma pode ajudar a sua empresa vender mais e gastar menos. Continue a leitura e conheça as funcionalidades e vantagens de usar essa ferramenta.

O que é automação de marketing?

Automação de marketing vai muito além das pequenas configurações que já estamos acostumados, como agendar publicações nas redes sociais. É uma estratégia que permite a comunicação e interação com os leads da empresa, entendendo quais são seus reais interesses e em qual estágio encontram-se no funil de vendas.

Com esse conhecimento, a empresa poderá manter um relacionamento próximo e personalizado, enviando apenas conteúdos que interessam ao lead. Isso é fundamental para prepará-lo para a compra adequadamente, aumentando as chances de fechar uma venda e diminuindo os gastos com a aquisição de clientes.

Quais as funcionalidades ideais em uma plataforma de automação de marketing?

Para usufruir de todos os benefícios dessa estratégia, é preciso optar por uma plataforma com as seguintes características e funcionalidades:

Otimização para Mecanismos de Busca (SEO)

O primeiro passo para aumentar as vendas é atrair mais potenciais clientes para o negócio, concorda? Para isso, é importante ter um bom posicionamento nos resultados de busca. A plataforma deve ser capaz de analisar todas as páginas do site da empresa, verificando se estão otimizadas para os buscadores, além de identificar quais são as melhores palavras-chave para o negócio.

Geração de Leads

Você conseguiu atrair tráfego com o SEO, agora é hora de converter os visitantes em leads. Para isso, é preciso contar com landing pages, pop-ups e formulários inteligentes na plataforma. Essas funcionalidades vão convidar o visitante a deixar seus dados de contato em troca de conteúdos úteis que vão ajudá-lo a resolver o seu problema.

E-mail Marketing

O e-mail é considerado o ponto central de uma estratégia de marketing digital. Portanto, a plataforma escolhida deve permitir a criação, disparo e análise dos e-mails enviados para a sua base de leads.

Automação de Marketing

Com essa funcionalidade, é possível elaborar fluxos de automação de acordo com a interação e consumo de conteúdos realizado pelo lead.

Por exemplo, se um lead baixou um ebook para conhecer os atributos de um produto, ele pode receber uma série de e-mails durante um determinado período de tempo para conhecer mais sobre suas vantagens e avançar no funil de vendas. Além disso, a plataforma automaticamente realizará uma classificação previamente configurada (alterar estágio do lead no funil, marcar como oportunidade, entre outras opções) para guiar as ações da equipe.

Automatizar processos é crucial para otimizar as atividades dos times de marketing e vendas, principalmente quando a base de contatos é extensa. Com essa funcionalidade, ambas as equipes terão mais tempo livre para focar em ações que trarão maiores resultados para a empresa.

Lead Tracking e Lead Scoring

Com o Lead Tracking, sua equipe conhecerá todas as interações online que o lead teve com a empresa: as páginas acessadas do site, conversões realizadas e e-mails recebidos e abertos.

O Lead Scoring também não pode ficar de fora. Com essa funcionalidade, é possível monitorar em qual etapa do funil de vendas o lead encontra-se (atribuindo uma pontuação de acordo com suas interações) e enviá-lo para os vendedores somente quando atinge a pontuação necessária para avançar para a última etapa do processo de vendas.

Mídias Sociais

Para facilitar ainda mais o trabalho da equipe de marketing, a plataforma deve permitir o planejamento semanal e mensal de publicações nas redes sociais, assim como o agendamento e pré-visualização dos posts.

Avaliação de Desempenho

A análise dos resultados é fundamental para verificar os erros e acertos e otimizar a estratégia digital. O acompanhamento e avaliação de desempenho devem estar presentes na plataforma por meio de relatórios completos sobre as ações realizadas.

Por que vale a pena investir em automação de marketing para vender mais?

Agora que você já sabe o que é automação de marketing e conhece as funcionalidades ideais de uma plataforma, deve estar se perguntando: adotar essa ferramenta fará a diferença nos resultados do negócio?

A resposta para essa dúvida comum é: com certeza! Se a empresa adotar a automação de marketing, seguindo todas as orientações e práticas já consolidadas, certamente verá resultados nas vendas e na produtividade da equipe. Isso acontece porque a automação traz diversas vantagens:

  • economia de tempo, liberando os times de marketing e vendas para trabalharem em atividades que podem aumentar sua performance;
  • otimização do funil de vendas;
  • geração de leads mais qualificados por meio da nutrição;
  • diminuição dos custos de aquisição de clientes;
  • aumento das vendas.

As tarefas repetitivas da equipe de marketing diminuem. O time precisará apenas criar e programar o envio dos conteúdos usados na nutrição de leads automatizada. Ou seja: uma vez criados, não será necessário realizar envios de modo manual para cada novo lead da empresa.

Com a nutrição e qualificação da base de contatos, o time de vendas recebe leads prontos para a compra, ajudando-os na decisão final. Como o vendedor não precisa educar o lead, ele pode se especializar nas últimas fases do processo de vendas para trazer mais negócios para a empresa.

De acordo com estatísticas compiladas pela Hubspot, empresa referência em marketing digital e inbound marketing, diversos negócios já veem a automação de marketing como um bom investimento:

64% dos profissionais de marketing dizem que viram os benefícios do uso da automação de marketing nos primeiros seis meses de sua implementação. (Regalix, 2015)

Quase 70% das empresas estão usando uma plataforma de automação de marketing ou estão implementando uma. (Aberdeen, 2014)

Percebeu como a automação de marketing é um ótimo investimento para vender mais e gastar menos? Ao deixar de implementá-la, a empresa certamente perde oportunidades de negócio para a concorrência. Se você ainda não conta com essa ferramenta na sua estratégia de marketing digital, faça um teste e comece a ver os resultados!

Por |2017-08-29T14:26:28+00:0029 agosto, 2017|Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo|

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