Qual a frequência ideal de postagens para engajar seu público?

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Qual a frequência ideal de postagens para engajar seu público?

Publicar conteúdos que sejam de fato do interesse dos seus públicos-alvo regularmente em redes sociais, blogs ou websites é uma oportunidade para a sua empresa atraí-los e fidelizá-los, aumentar as chances de ser encontrada por ferramentas de busca e de exposição da marca. Mas com que frequência é necessário publicar para conseguir, de fato, criar uma audiência que seja importante para o seu negócio? Duas, três vezes por semana ou até menos é eficaz ou é preciso publicar novos conteúdos diariamente para ter resultados?

Um estudo feito pela empresa americana de inbound marketing HubSpot apontou que companhias que publicam 16 conteúdos por mês ou mais em blogs têm 4,5 vezes mais leads do que as que publicam entre 0 e 4 vezes. Mas você não pode pensar apenas em termos de benefícios imediatos. A HubSpot também analisou que, em seu próprio blog, 90% dos leads vêm por meio de posts antigos. Isso mostra que conteúdo de qualidade ganha ainda mais valor ao longo do tempo.

Outro aspecto para levar em conta é que caso a sua empresa impacte em excesso seus públicos-alvo nas redes sociais, mesmo que as informações estejam dentro das áreas de interesses deles, o efeito pode ser o oposto do esperado. É diferente de fazer a mesma coisa no próprio site e blog da empresa, onde é menor a probabilidade de acabar importunando quem justamente você quer atrair.

No Facebook, por exemplo, empresas geralmente não devem postar mais de uma vez por dia, diferentemente de portais de notícia. De acordo com a analista de redes sociais SocialBakers com base nos resultados de uma pesquisa de benchmarking, postar menos de duas vezes por semana nesta rede social não é o suficiente para que a empresa engaje o público, enquanto postar mais de duas vezes por dia poderá afastá-lo.

No Twitter a regra é bem diferente, já que os tweets são mostrados ao usuário em um formato principalmente sequencial. Isso significa que eles têm uma vida útil muito mais curta e é preciso muito mais postagens diárias para que a empresa possa ser vista.

O LinkedIn, rede social chave para determinados tipos de negócio, divulgou que fazer 20 postagens por mês na sua plataforma, o que representa cinco posts por semana, permite que uma empresa alcance cerca de 60% de sua audiência.

 

Considere seus recursos e objetivos para definir frequência de postagens

Antes de perguntar qual a quantidade ideal para publicar, é preciso ponderar que quantidade é factível para sua empresa. Criar um conteúdo relevante e atraente para engajar uma audiência claramente definida demanda custo, tempo e esforço. Existem vários processos envolvidos, que incluem a definição, a elaboração e a aprovação do que será publicado.

Não é à toa que “produzir conteúdo constantemente” foi o segundo desafio mais apontado por profissionais de marketing, como mostrou uma pesquisa de 2015 feita pelo Content Marketing Institute. O desafio mais citado foi “criar conteúdo atraente”.

A mesma pesquisa apontou que empresas com uma estratégia de marketing de conteúdo documentada são muito mais propensas a considerá-la mais eficaz. Assim, para estabelecer a periodicidade de suas publicações é preciso traçar claramente seus objetivos com o conteúdo. Essa definição também ajudará você a avaliar quais são os canais de comunicação mais adequados ao seu negócio.

Além disso, tenha em mente que você pode usar um parâmetro como ponto de partida para estabelecer quanto publicar, mas o melhor é analisar seus próprios resultados. Experimente diferentes cenários por algumas semanas e compare os números de acesso e interações realizadas em cada período. As métricas permitirão que você descubra qual estratégia funciona melhor para sua empresa alcançar seus objetivos.

Por |2017-08-28T14:52:06+00:0022 agosto, 2016|Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo|

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