O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma forma de atrair e ganhar a confiança de consumidores através da publicação de conteúdos que os ajudem no momento da decisão de compra. Com as formas de divulgação tradicionais perdendo cada vez mais influência e impacto, essa uma nova saída para o marketing vem ganhando força.

Focando não apenas a venda, mas também a educação dos consumidores, o marketing de conteúdo cria valor para a marca através da criação de valor para o cliente, reforçando a imagem da empresa como uma fonte de informações para os produtos ou serviços oferecidos.

Estratégia é a palavra-chave do marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo é estratégia. O essencial para o sucesso dessa nova forma de marketing é a escolha de conteúdos relevantes e consistentes. Por isso, primeiro passo é identificar o público-alvo.

Antes de escolher os temas que serão abordados ou qual a melhor canal para divulgação, pense para quem é este conteúdo. Em seguida, defina o porquê quer chamar a atenção desse público, e só então escolha os temas a serem desenvolvidos.

Exemplos de marketing de conteúdo

  • Infográficos: são a representação visual de um conjunto de informações organizadas em imagens e textos, de forma a criar uma leitura dinâmica e rápida.
  • Podcast: é uma forma de transmissão de áudio na internet, que pode ser feita em vários formatos por qualquer pessoa, sobre qualquer assunto e publicada em qualquer canal.
  • Vídeos: são uma ferramenta poderosa para aumentar a popularidade do site, além de deixar as páginas mais dinâmicas, o vídeo é uma forma mais divertida de divulgar seus produtos e serviços, além de compartilhar conhecimento.
  • E-Books: são materiais de leitura para download sobre vários assuntos que trazem o conteúdo em um formato atraente e que facilita a leitura.
  • SEO (Search Engine Optimization): é o conjunto de ferramentas para melhorar a posição do site nos rankings orgânicos das ferramentas de busca.

Canais para marketing de conteúdo

  • Mídias Sociais: identificar a rede social que o público está presente, pensar qual tipo de informações são interessantes para o público nesse canal e manter a presença online constante e relevante são dicas importantes para otimizar o marketing de conteúdo nesse canal.
  • Relações Públicas: o objetivo dessa área é criar e consolidar relações de confiança entre a empresa e seus clientes. O marketing de conteúdo é uma forma de reforçar a imagem da empresa, para isso, escolha os canais de divulgação que façam sentido para o posicionamento da marca.
  • PPC (pay-per-click): são os anúncios patrocinados que aparecem no topo das páginas de sites de buscas, como o Google. Quando um usuário clica no anúncio e é encaminhado para seu site, é cobrado uma taxa por esse serviço. Conteúdos relevantes e alinhados com a prática do SEO podem otimizar essa taxa.
  • Inbout Marketing: forma de marketing que se baseia na ideia de ganhar o interesse das pessoas através da criação e compartilhamento de conteúdo voltado. A junção dessa técnica com o marketing de conteúdo otimiza os pontos de contato e conversão de leitores do site em clientes.

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