Entenda por que confundir persona com público-alvo atrapalha sua estratégia de Inbound Marketing

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Entenda por que confundir persona com público-alvo atrapalha sua estratégia de Inbound Marketing

Você já está começando a usar o marketing digital para alavancar seu negócio, não é mesmo? Sua empresa está nas redes sociais, reformulou o site, adotou o Inbound Marketing e começou a produzir conteúdos para o blog corporativo.

Você sabia que a elaboração de uma persona é crucial para o Inbound Marketing e demais ações de marketing digital? Afinal, para atrair os consumidores certos para a sua empresa é preciso ir além do conceito de público-alvo.

Para ajudar você a potencializar seus conteúdos, preparamos este post! Continue lendo para saber a diferença entre persona e público-alvo, a importância de elaborar personas e onde conseguir informações para criar um perfil nota 10!

Qual é a diferença entre persona e público-alvo?

A confusão entre personas e público-alvo é muito comum para quem está implementando Inbound Marketing e outras ações em marketing digital. São conceitos próximos, mas com diferenças marcantes. Confira!

Público-alvo

Podemos dizer que é uma fatia do mercado consumidor que a empresa identifica como o público ideal para consumir os produtos ou serviços oferecidos e direcionar sua ações de marketing e vendas. Para defini-lo, utiliza dados demográficos, socioeconômicos e comportamentais.

Vamos ver um exemplo de público-alvo para ficar mais claro? Confira a definição usada por uma clínica odontológica:

Homens e mulheres de 30 a 45 anos, classe AB, graduados, com renda média de R$ 9.000,00 , moradores da Zona Sul do Rio de Janeiro que cuidam da saúde bucal e prezam pela estética.

Persona

Com o marketing digital e a mudança no comportamento do consumidor, um novo conceito surgiu para melhorar a comunicação da empresa com seu público: a buyer persona.

A persona é um perfil semifictício baseado em dados reais, que geram informações mais ricas que os dados demográficos e socioeconômicos do público-alvo. Esse perfil informa as dificuldades, dores, desafios, objetivos, desejos e hábitos do cliente ideal.

Vamos ver o exemplo de persona que clínica odontológica passou a usar nas suas ações de marketing digital? Confira:

Ana Clara, gerente comercial que deseja ter um sorriso espetacular.

  • Gerente comercial, 35 anos.
  • Graduada em Administração e atualmente está fazendo uma pós-graduação;
  • Trabalha em uma empresa de grande porte e sua remuneração média é de R$ 8.500,00.
  • Tem uma rotina corrida e passa a maior parte do dia fora de casa. Por isso, usa o smartphone com frequência para buscar informações e acessar o Facebook.

Dores, Problemas e Dificuldades

  • Ana tem uma rotina corrida e se desdobra para ter um bom desempenho no trabalho, na pós-graduação e em casa.
  • O seu sorriso não a agrada muito, apesar de todo o cuidado que tem com a sua saúde bucal.
  • Busca informações sobre tratamentos odontológicos estéticos que possam dar a ela o sorriso que sempre sonhou. No entanto, encontra dificuldades para identificar o tratamento ideal. A maior parte das informações que encontra online é técnica (voltada para dentistas) ou superficiais.

Objetivos

  • Ela deseja ter um sorriso de estrela de cinema e está disposta a arcar com os gastos de um tratamento de qualidade. Ela sabe que um sorriso pode fazer a diferença na sua carreira, visto que lida com grandes clientes e executivos da empresa.
  • Subir na empresa e conquistar o posto mais alto do seu departamento.

Como vamos ajudá-la

  • Oferecendo, no blog da empresa, conteúdos claros, úteis e acessíveis sobre os tratamentos odontológicos da clínica (características, vantagens, desvantagens, indicações, duração, etc) e dicas de saúde bucal.
  • Oferecendo tratamentos odontológicos estéticos realizados por profissionais especializados e reconhecidos.

Percebeu a grande diferença entre persona e público-alvo? A persona permite que a empresa conheça profundamente o seu consumidor ideal e se comunique com ele adequadamente, produzindo conteúdos que atendam as suas necessidades.

Continue lendo para saber porque as personas são essenciais para as ações de marketing digital e Inbound Marketing!

Por que é importante elaborar personas para o Inbound Marketing?

Você provavelmente já se perguntou: “por que tenho que desenvolver personas se já tenho meu público-alvo definido?”. A resposta é simples: o público-alvo é uma definição limitada e não é suficiente para as ações de marketing digital.

Isso acontece porque o comportamento do consumidor mudou. Antes de efetuar uma compra, ele realiza pesquisas online para se informar sobre as opções disponíveis e fazer a escolha certa.

A Ana Clara, por exemplo, pesquisa por “como ter um sorriso bonito” no Google e encontra milhares de páginas nos resultados da busca. Como fazer para que ela encontre a clínica odontológica e visite o site da empresa? Usando o Inbound Marketing e as personas elaboradas!

Por meio da produção de conteúdos úteis e relevantes (o coração da estratégia de Inbound Marketing), a clínica consegue atrair o perfil de cliente desejado.

Mas isso só acontece se as personas do negócio forem desenvolvidas corretamente! Afinal, não é possível definir quais materiais devem ser produzidos sem o perfil completo da persona.

Vamos fazer um teste rápido? Voltando para a Ana Clara, qual desses conteúdos você acredita que ela clicaria nos resultados da busca:

  • Sorriso bonito – Odontomed;
  • Odontologia estética: princípios e técnicas fundamentais;
  • Como ter um sorriso perfeito: 5 tratamentos estéticos para um sorriso arrebatador.

Com certeza ela escolheria a terceira opção, concorda? Ela apresenta aquilo que a Ana Clara busca: solução para o seu problema com o sorriso.

Percebe como a definição de persona é crucial para o Inbound Marketing, para a produção de conteúdo e demais ações de marketing digital? Não pule esta etapa ou você vai jogar seus investimentos pela janela!

Onde conseguir informações para criar personas?

Agora que você já sabe a diferença entre persona e público-alvo, é hora de aprender a encontrar as informações certas para desenvolver a persona.

Como vimos, a persona é baseada em dados reais. Portanto, ela não pode ser fruto da sua imaginação e a expressão “eu acho que…” deve ser banida do processo de desenvolvimento do perfil.

Para coletar as informações necessárias para criar personas, você pode:

  • entrevistar atuais e potenciais clientes;
  • entrevistar ex-clientes (inclusive os insatisfeitos);
  • realizar pesquisas online (formulários ou pop-ups);
  • ler avaliações de produtos em e-commerces;
  • acompanhar grupos em que seu público participa nas redes sociais;
  • conferir questões feitas em sites de perguntas e resposta;
  • ler comentários realizados em fóruns;
  • verificar os comentários feitos nos sites dos concorrentes;
  • consultar ferramentas de web analytics.

Pronto! Agora você sabe qual é a diferença entre persona e público-alvo. Não deixe de elaborar as personas para o seu negócio e estratégia de Inbound Marketing! Se tiver dificuldade para criá-las, entre em contato conosco. Nós o ajudamos a desenvolver um perfil de cliente ideal para a sua empresa.

Referências:

Por | 2017-12-01T16:11:51+00:00 29 novembro, 2017|Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo|

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