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Como fazer um planejamento de conteúdo eficiente para mobile

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Como fazer um planejamento de conteúdo eficiente para mobile

Não faz muito tempo, a regra era criar um site que funcionasse para usuários em computadores desktop, ou seja, para a “tela grande”. Em seguida, o conteúdo era reduzido ou simplificado para mobile. Hoje, o planejamento de conteúdo aplica o conceito Mobile First.

O conteúdo para dispositivos móveis deve ser a prioridade no planejamento de qualquer estratégia de marketing de conteúdo – e não uma adaptação posterior. Afinal, vivemos em um mundo no qual o uso de smartphones superou o de computadores, representando a principal fonte de acesso à internet.

A estratégia Mobile First se tornou ainda mais importante depois do “Mobilegeddon”, como foi apelidada a atualização que o Google fez em seu algorítimo de busca em pesquisas feitas a partir de dispositivos móveis. Os sites produzidos para mobile passaram a ser recompensados com melhores rankings nos resultados dos mecanismos de pesquisa, enquanto os que não conseguiram cumprir os padrões do Google foram punidos com menor classificação.

 

Boas práticas de planejamento de conteúdo para mobile

O foco do marketing de conteúdo é oferecer informações úteis e de qualidade. Essa regra não muda quando ele é desenvolvido para os dispositivos móveis, como smartphones. A preocupação adicional será pensar em maneiras criativas de torná-las compatíveis com todos os dispositivos e canais. Veja algumas dicas:

Design responsivo – um site responsivo se adapta ao tamanho da tela dos dispositivos, seja ele celular, tablet ou PC. Se o conteúdo que você disponibiliza precisa ser ampliado para ser lido a partir do smartphone, você provavelmente irá espantar seus leitores e perder leads.

Personalização – permita que os usuários customizem o próprio conteúdo. Por exemplo, que eles possam visualizar só aqueles que os interessa ou determinar a frequência com que querem receber notificações.

Recursos audiovisuais – vídeos, infográficos, imagens, poadcasts e outros conteúdos audiovisuais combinam bem com o dinamismo da navegação móvel. Estudos demonstram que, no dispositivo móvel, o olho de um usuário é atraído mais para imagens do que para texto. Mas, como ocupam bastante espaço na tela, só as utilize se forem relevantes.

Compartilhamento fácil – lembre-se que o link da página não fica visível quando acessado em mobile. Por isso, integre ícones que tornam o conteúdo facilmente compartilhável nas mídias sociais.

Calls to action – você terá uma chance melhor de engajar seu público e aumentar conversões se deixar bem à vista números de telefone clicáveis, botões interativos e calls to action.

Títulos curtos e fortes – títulos atraentes e diretos são ganchos importantes para incentivar sua audiência a prosseguir na leitura.

Pontos de atenção – use bullet points, negritos e subtítulos para otimizar a visualização de seu conteúdo. Outra dica é incluir, no topo do artigo, um pequeno parágrafo de resumo.

Tamanho do conteúdo – estrategicamente, conteúdos mais longos e aprofundados são positivos para SEO. Mas, se você teme que um texto muito extenso desencoraje o usuário, pense em colocar resumos com a possibilidade de clicar para mais informações ou, então, oferecer duas versões de cada artigo: a curta e a longa.

Design funcional –  conteúdos para dispositivos móveis devem ajudar o visitante na busca por resultados rápidos e satisfazer a necessidade imediata dele. Para que ele tenha uma boa experiência, opte por um template limpo, simples e dinâmico, de fácil navegação para todos.

 

Levantamento de dados é primeiro passo para desenvolver um planejamento de conteúdo para mobile

Antes de elaborar o planejamento de conteúdo para mobile, visite o site da sua marca usando um dispositivo móvel e coloque-se no lugar de seus clientes e prospects. Também é importante fazer um levantamento sobre como é a interatividade e o tráfego atual do seu site por mobile. Tente responder questões como:

  • Percentual – qual a porcentagem de usuários que acessa seu site em dispositivos móveis?
  • Dispositivo – qual a porcentagem está usando tablets ou smartphones?
  • Permanência – quanto tempo, em média, um usuário mobile permanece em sua página?
  • Tráfego – quais são os horários de maior tráfego?

Quanto mais você conhecer os hábitos mobile da sua audiência, mais saberá como engajá-la.

 

O que também deve ser considerado no planejamento de conteúdo para mobile

É comum que as pessoas mantenham seus smartphones ao lado 24 horas por dia, usando-os enquanto se movimentam, esperam o ônibus e fazem outras tarefas. O hábito de usar a internet poucas vezes por dia em sessões longas está sendo substituído, cada vez mais, pela tendência de usá-la muitas vezes por dia em sessões curtas. Isso traz profundo impacto sobre a forma de consumir informações.

A constante introdução de novas ferramentas móveis significa uma quantidade ilimitada de oportunidades para o marketing de conteúdo. Você pode usar diferentes caminhos para impactar seu público-alvo, incluindo SMS, e-mail, websites, aplicativos etc. No momento de fazer o planejamento de conteúdo Mobile First, considere todas as possibilidades disponíveis que podem contribuir para seu negócio. Veja alguns exemplos:

Conteúdo mobile para newsletter ou e-mail marketing – o envolvimento com e-mail aumentou na era mobile, com 72% dos usuários de smartphones verificando a caixa de entrada mais de seis vezes por dia. Você pode criar informativos breves e diários que direcionem seus clientes para seu site, aumentando as taxas de cliques.

Aplicativo para mobile – é uma das abordagens mais avançadas de marketing de conteúdo para dispositivos móveis. Mas pode ter alto custo e exigir manutenção contínua. Certifique-se de que o recurso faz sentido para o caso de sua empresa.

Não pense o mobile como um canal indepentente. Veja o mobile como uma parte de uma abordagem integrada de sua estratégia de marketing de conteúdo.
Por | 2017-08-28T15:10:55+00:00 4 abril, 2017|Marketing de Conteúdo|