Portais corporativos: como aumentar o engajamento dos usuários

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Portais corporativos: como aumentar o engajamento dos usuários

O segredo do engajamento dos colaboradores no portal corporativo da empresa é que eles percebam a utilidade do canal. Ser avaliado como “útil” é a melhor métrica que o gestor pode perseguir

Porém, na maioria das vezes, o ambiente é elaborado sem nenhum tipo de pesquisa ou levantamento, apenas com base no “achismo” da área gestora. O problema é que nenhuma área tem realmente condições de conhecer as necessidades específicas dos usuários.

Além disso, o ambiente acaba sendo desenvolvido com foco prioritário na atuação de quem administrará o portal. Se for comunicação, a prioridade serão notícias, já se for TI, o ambiente será mais técnico e, no caso de o gestor ser o RH, a comunicação interna e os benefícios terão proporcionalmente muito mais destaque.

O resultado é um ambiente sem a adesão dos usuários. Um portal corporativo que existe, mas não é visto como relevante e, por isso, não é considerado estratégico para a empresa. E isso provoca falta de engajamento, limitação de recursos e pouco envolvimento da alta direção.

O caminho para evitar a estagnação do ambiente é conhecer as reais necessidades dos diferentes usuários e elaborar o projeto (ou mesmo reestruturá-lo) a partir de como um portal corporativo pode apoiar essas necessidades. Muitas vezes, a opção é sentar na frente do usuário e perguntar o que ele quer publicar.

O resultado dessa abordagem é a mesmo do mencionado no início do post: a falta de adesão ao ambiente. O motivo é simples: o usuário não sabe o que quer, pois ele não é especialista nisso e nem conhece a fundo as possibilidades que um novo ambiente oferece.

O que perguntar para conhecer as necessidades dos usuários?

Um levantamento eficiente de necessidades tem de ser apoiado em um questionário, cujas perguntas estejam focadas em entender como é a rotina de negócios para depois imaginar de que forma o portal corporativo poderá apoiá-la.

As perguntas devem seguir uma linha semelhante a:

  • Qual é a atuação da sua área? Quais as principais atividades?
  • Quais as principais metas de sua área?
  • Como você acompanha as metas e resultados da sua área e da companhia?
  • Quais os principais controles que você utiliza para acompanhar a eficiência, as metas e os resultados da sua área?
  • A sua área gera estatísticas e indicadores? Como eles são apresentados para o resto da empresa?
  • Quais as principais dificuldades/problemas com que você costuma lidar durante a execução de atividades de sua área?

Após obter as informações com os usuários, entra a parte interpretativa. Alguém que participa do projeto tem de ter experiência para poder analisar os dados e propor de que forma o ambiente pode contribuir para melhorar um processo ou rotina de trabalho.

Com certeza, você encontrará usuários que estranharão o teor de suas perguntas. Alguns até dirão que isso não tem nada a ver com uma intranet ou portal, mas tenha jogo de cintura, pergunte o que eles acham que tem a ver, pois será útil para conhecer a percepção atual deles sobre o ambiente, mas não deixe de obter respostas para todas as suas perguntas.

Quando você voltar com o resultado, pode ter certeza que esse usuário resistente terá uma grata surpresa.

Por | 2017-08-28T14:50:15+00:00 23 junho, 2016|Marketing de Conteúdo|

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