Como gerar vendas com os leads que o marketing digital conquistou
Você deu o primeiro passo para sua empresa ter mais resultados: investiu em ações de marketing digital e já está começando a gerar leads para o negócio. Os contatos de pessoas interessadas não param de chegar, mas bateu aquela dúvida sobre o que fazer em seguida?
Preparamos este artigo para você acabar de vez com essa dúvida. Continue a leitura e conheça as atividades que devem ser realizadas após a captação dos contatos.
Qualifique os leads obtidos com o marketing digital
Quando o prospect é qualificado adequadamente, aumentam as chances da empresa vender mais. Isso acontece porque o negócio terá mais detalhes sobre o lead:
- Se ele tem realmente o perfil de cliente que a empresa procura;
- Onde encontra-se na jornada de compras;
- Se é o tomador de decisão da compra;
- Se sua solução é a ideal para o prospect.
Com essas informações em mãos, a equipe de vendas não perderá seu valioso tempo com leads não qualificados e poderá concentrar-se nos prospects que apresentam todas as características necessárias para tornarem-se clientes da empresa.
O ideal é que essa qualificação seja realizada no momento da captação dos contatos — mas nada impede que ela seja realizada depois. Com o auxílio da automação de marketing, é possível coletar mais detalhes e qualificá-los.
Nutrir leads com ações de inbound marketing
Nutrir os prospects da empresa é fundamental para criar um relacionamento com eles, descobrir seus interesses. Assim, você consegue qualificá-los adequadamente e fazer com que avancem no funil de vendas
De acordo com o levantamento de estatísticas realizado pela HubSpot, empresa referência em inbound marketing, o impacto da nutrição de leads nas vendas é claro:
Produz, em média, um aumento de 20% nas oportunidades de vendas em relação a leads não nutridos.
67% dos profissionais de marketing B2B dizem que veem, pelo menos, um aumento de 10% nas oportunidades por meio de nutrição de leads; outros 15% veem um aumento de 30% ou mais.
Em outras palavras, deixar de nutrir os prospects da empresa significa que seu negócio está perdendo vendas!
A nutrição de leads necessita da produção de conteúdo e deve ser realizada com uma ferramenta de automação de marketing. Vamos ver um exemplo?
Uma clínica odontológica gerou diversos leads com o seu e-book sobre clareamento dental. Para transformá-los em pacientes, implementou um fluxo de nutrição com sete e-mails que são disparados ao longo de um mês. Em cada mensagem, a clínica envia mais informações sobre o clareamento, além de dicas para cuidar da saúde bucal. Ao longo desse processo, o lead é educado sobre todos os aspectos do tratamento e sente-se mais seguro para tomar uma decisão.
Quando ele decidir realizar o clareamento, as chances de escolher a clínica que enviou as informações são muito maiores que a de seus concorrentes. Afinal, o estabelecimento demonstrou conhecimento e autoridade no assunto, tirando todas as suas dúvidas.
Implementar a automação de marketing
Por fim, utilizar um software de automação de marketing facilitará a realização das tarefas anteriores, dando agilidade ao time de marketing e vendas da sua empresa. Isso acontece porque todos os conteúdos (blog posts, ebooks, vídeos etc.) podem ser preparados com antecedência, o envio pode ser programado e o time de marketing pode mensurar o resultado das ações realizadas.
Com essa ferramenta, é possível verificar todos os contatos que o prospect realizou com a sua empresa. Isto é, todas as páginas visitadas do site, e-books baixados, e-mails abertos, e há quanto tempo não consome seu conteúdo.
Esses dados são importantíssimos para aprimorar a sua estratégia de inbound marketing, segmentando seus contatos, personalizando suas mensagens e trabalhando para fazer o lead avançar no funil de vendas.
Percebeu como manter contato com o lead, criando um relacionamento saudável e vantajoso para ambas as partes, é crucial para sua empresa vender mais? Investir em marketing digital é fundamental para atrair consumidores, mas é preciso dar continuidade ao processo para transformá-los em clientes.
Se já faz tempo que você entrou em contato com seus leads, siga essas dicas para começar a ver resultados em seu negócio!