Planejamento de conteúdo – o que você está fazendo de errado?

O que está errado no seu planejamento de conteúdo? – Conteúdo Online

Um planejamento de conteúdo eficiente indica de que forma o conteúdo pode ser usado para contribuir para que as metas estratégicas de marketing digital de uma empresa sejam atingidas. Isso parece simples, não é? Mas, se alguns pontos não forem considerados, tudo pode dar errado.

Quais são os erros mais comuns no planejamento de conteúdo?

O planejamento de conteúdo não estar alinhado com a estratégia de marketing digital

Então, a primeira coisa que você deve fazer é se certificar de que o resultado de tudo o que foi desenhado está de acordo com esses objetivos estratégicos. Por exemplo: você quer criar uma relação de confiança entre a marca e o cliente, alavancar alguma ação específica ou capacitar os funcionários para que eles desempenhem melhor uma determinada tarefa? Qual é o seu objetivo com o planejamento de conteúdo? Essa é a primeira pergunta que você deve responder na construção do planejamento de conteúdo.

Não ter o público-alvo definido

O segundo passo para o planejamento de conteúdo é entender quem é o público-alvo. Porque, para que a produção de conteúdo seja eficiente, é preciso entender com quem você quer falar. Então, quais são as maiores dificuldades e as principais necessidades do seu público? E como sua empresa pode ajudá-lo? Para responder a essas questões, o time de vendas pode te ajudar! Pela sua proximidade com os clientes, eles conhecem muito bem quais são as necessidades do público-alvo. E, a partir dessas respostas, você pode identificar as melhores formas de abordar essas pessoas e as oportunidades de criar um relacionamento com elas.

Não saber a linguagem, canais e o tipo de conteúdo certo para falar com o público

Outras definições do planejamento de conteúdo em que o público-alvo pode ajudar é linguagem e canal. Você sabe com quem quer falar. Mas, como você vai fazer isso? Será por meio de mensagens mais descontraídas ou será um conteúdo com uma linguagem mais conservadora? Qual o tom certo para criar empatia com essa pessoa? Com que tipo de canal esse público tem mais afinidade? E quais os tipos de conteúdo, em função das características desse público, que podem ser mais efetivos para passar as mensagens-chave desejadas? Vídeo, artigo, infográfico… – as possibilidades de produção de conteúdo são muitas!

Não ter alinhamento entre o planejamento de conteúdo e o budget disponível

O budget que você tem disponível dá conta de todas as ações que você pensou no planejamento de conteúdo? O valor é suficiente para produzir a quantidade de conteúdo estipulada? E você ainda conseguirá publicar e promover esse conteúdo de maneira eficiente nos canais que planejou, sem extrapolar a verba? Esse ponto também não pode ser esquecido no planejamento de conteúdo.

Não ter um cronograma de publicações com a frequência necessária

Todos esses fatores do planejamento de conteúdo são importantes para que os objetivos sejam alcançados. Mas se, além deles, a publicação não tiver a frequência adequada para cativar a audiência que você quer, todos os esforços serão prejudicados. É muito importante ter um cronograma e fazer com que esse cronograma seja cumprido.

Segundo o Content Marketing Institute, não existe um número mágico para a frequência de publicação de posts em um blog, por exemplo. Mas, conteúdo deve ser interessante para seu público-alvo e deve atender aos objetivos do planejamento de conteúdo. Já para o Facebook, segundo o especialista Brian Hughes, que escreve para o site do Social Media Week, a frequência varia de cinco a dez vezes por semana, enquanto que para o Instagram é de uma vez por dia. De qualquer forma, essa frequência pode variar de acordo com a natureza do negócio e os canais que utiliza. Você deve considerar vários fatores para definir a mais adequada para a sua empresa.

Não seguir as melhores práticas de SEO na produção de conteúdo

Você sabe quais são as meta tags ideais para ajudar a alavancar o posicionamento dos seus conteúdos nos resultados dos sites de busca? Ou qual a importância de os conteúdos que você publicar terem URLs amigáveis? É importante ter tudo isto em vista e mais todas as outras boas práticas de SEO no seu planejamento de conteúdo. Imagine se o Google, por exemplo, não indexar os seus conteúdos da forma correta para que eles sejam encontrados? Ou se eles forem publicados sem uma URL única que permita averiguar os resultados de acesso?

Não ter medição dos resultados

O trabalho do planejamento do conteúdo não acaba quando o conteúdo é publicado. Depois de tudo isso, ainda é preciso medir os resultados e os impactos desse conteúdo. E com base nesses resultados, direcionar as próximas ações. Afinal, o que estava planejado foi, de fato, eficaz para se chegar nos resultados necessários para contribuir para os objetivos estratégicos da sua empresa?

Equipe errada para executar o planejamento de conteúdo

O seu planejamento de conteúdo está em andamento e todos os possíveis erros foram solucionados, certo? Na verdade, não. Ainda falta um fator extremamente importante: a equipe. Ela tem capacidade para entender tudo o que deve ser feito e de fazer tudo isso funcionar? Os integrantes têm tempo para se dedicar a todas as fases desse processo? E são capazes de manter a publicação em dia? O conteúdo é, sim, uma arma poderosa, que pode contribuir muito para atingir os objetivos do marketing digital. Mas, é fundamental que você tenha uma equipe que coloque tudo isso em prática da melhor maneira possível.

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