Como começar a gestão de conteúdo em projetos digitais

Como começar a gestão de conteúdo em projetos digitais

Existem duas atividades básicas, simples, mas fundamentais para dar o pontapé inicial na gestão de conteúdo do projeto. Nenhuma delas requer o desenvolvimento de um complicadíssimo sistema: uma planilha Excel é suficiente.

  1. O inventário de conteúdo– como você vai administrar o conteúdo sem saber o que realmente tem? O inventário de conteúdo é uma fotografia de tudo o que está inserido no seu projeto online, determinando área, subárea, título, links relacionados, formato, etc. É trabalhoso sim! Precisa ser elaborado com bastante cuidado, pois será a base de sua gestão de conteúdo.
  2. A auditoria de conteúdo– com o inventário em mãos, o passo seguinte é você aplicar inteligência aos dados. As subáreas estão relacionadas ás áreas corretas? E os conteúdos? Estão dentro de subáreas que façam sentido para o usuário? Os títulos permitem que um conteúdo seja facilmente localizado no seu gerenciador? Quais formatos de arquivos existem? O que faz um conteúdo ser publicado em PDF e outra em word? Qual o critério? Por que aquele conteúdo que já deveria ter sido excluído ainda consegue ser achado pelo usuário? Existe critério para exclusão?

Cada pergunta que você responda na auditoria de conteúdo dará origem a outra e mais outra. Juntas, elas formatarão a gestão de conteúdo do seu projeto.

Uma dica: quando você montar as planilhas do Excel, não utilize o “endentamento” do conteúdo nas células. Isso vai impedir que os filtros achem esse conteúdo. Aliás, você já usou esses filtros? No começo pode surgir alguma dificuldade, mas rapidinho você se acostuma e verá como são úteis.