Saiba como medir o índice de maturidade do seu marketing de conteúdo
Você sabia que, além de produzir conteúdo para a sua empresa, é necessário verificar também o nível de maturidade do seu marketing de conteúdo?
Isto é essencial para saber em qual nível sua empresa se encontra e fazer um planejamento de como prosseguir para os estágios avançados da estratégia de conteúdo e, assim, gerar mais resultados positivos para o negócio.
Se você não sabe como fazer essa mensuração, encontrou o post certo! Continue lendo para conhecer os estágios de maturidade e dois modelos que você pode usar para medir em qual nível está o marketing de conteúdo da sua empresa.
Estágios de maturidade no marketing de conteúdo
Podemos dividir a maturidade de uma estratégia de marketing de conteúdo em cinco fases:
1. Fase inicial
Neste primeiro estágio, a empresa concentra suas atividades na produção de conteúdo para atender às necessidades do mercado. O marketing de conteúdo ainda não recebe muitos investimentos e, geralmente, são produzidas apenas informações sobre a empresa, seus produtos, seus serviços e suas novidades.
2. Fase de germinação
A empresa procura expandir seu negócio e busca por estratégias e ferramentas que possam ajudar a melhorar seus resultados. O marketing de conteúdo ganha destaque e inicia-se a busca por técnicas e estratégias de SEO, como a busca de palavras-chave, para melhorar a visibilidade da empresa na internet.
3. Fase de crescimento
Neste estágio, a produção de conteúdos úteis e relevantes é iniciada. Com essa geração de valor, a empresa começa a atrair mais consumidores para seus canais digitais, como os perfis nas redes sociais e o site empresarial.
4. Fase de destaque
A empresa já é reconhecida como autoridade no seu ramo devido aos seus conteúdos e atrai ainda mais interessados pelos seus materiais e soluções.
5. Fase frutífera
Os investimentos em marketing de conteúdo continuam fortes, visto que os materiais posicionaram a marca como autoridade e geraram novas oportunidades de negócios e vendas. Além disso, a empresa já tem um funil de vendas estabelecido e conhece bem a quantidade de visitantes, leads e oportunidades que necessita para bater sua meta.
Índice de maturidade do marketing de conteúdo – NewsCred
O modelo desenvolvido pela NewsCred é composto por 14 perguntas divididas em cinco pilares para um marketing de conteúdo de sucesso: estratégia, tráfego, engajamento, ação e monetização.
O objetivo dessas questões é obter uma avaliação imparcial sobre a sua organização e execução da estratégia de marketing de conteúdo. Saiba mais sobre cada grupo de perguntas:
Estratégia: analisa a organização e o suporte da sua empresa para a realização das ações de marketing de conteúdo, assim como o alinhamento dos objetivos e métricas do negócio.
Tráfego: analisa a eficiência da sua equipe para atrair a quantidade necessária de interessados para que a empresa consiga alcançar os objetivos estabelecidos.
Engajamento: verifica se a empresa está atraindo o público certo (pessoas interessadas que, provavelmente, realizarão uma compra), se está agindo para engajá-los e se coleta dados dessa interação para otimizar conteúdos.
Ação: analisa se o seu site incentiva os visitantes e leads a realizarem as ações desejadas, como solicitar uma avaliação gratuita, baixar um material específico ou efetuar uma compra.
Monetização: verifica se os conteúdos produzidos geram receitas e colaboram com o crescimento da empresa e se sua equipe consegue provar o ROI da estratégia de conteúdo.
Você pode acessar essa ferramenta gratuita para responder ao questionário e medir o índice de maturidade da sua estratégia de conteúdo. Após responder as perguntas, você recebe um e-mail com o resultado da avaliação: uma pontuação de 0 a 100 e o que fazer em relação a cada questão respondida.
Modelo de maturidade de marketing de conteúdo – Kapost
O modelo desenvolvido pela Kapost é um quadro que categoriza as empresas em 5 níveis diferentes de acordo com o estado dos 7 elementos essenciais à estratégia de marketing de conteúdo. Saiba mais sobre cada perfil de empresa:
Novice: organizações em que as atividades de produção de conteúdo estão estagnadas e/ou caóticas. As ideias que surgem são uma reação às exigências do mercado, não há um processo de produção estabelecido nem consciência dos canais de distribuição e nenhuma visibilidade online.
Practitioner: empresas que estão estabelecendo sua estratégia e processo de produção de conteúdo, identificando os papéis da equipe de marketing, gerenciando os canais online de distribuição e ganhando visibilidade online.
Intermediate: organizações que estão mais integradas com a produção de conteúdo. As ideias estão alinhadas com a estratégia, os conteúdos são reutilizados em outros formatos, os fluxos de trabalho são estabelecidos e a performance de cada canal de distribuição é mensurada.
Advanced: empresas que já conseguem estabelecer os resultados da estratégia de conteúdo, aumentar a equipe de marketing, o processo de geração de ideias e o fluxo de trabalho, além de otimizar seus canais online.
Expert: organizações que otimizam sua estratégia, seu processo de produção de conteúdo, seus canais online e seus leads para geração de mais receita. Como resultado, conseguem ter uma previsibilidade do seu faturamento.
Confira o quadro para identificar em que categoria sua empresa se encontra:
Fonte: Kapost
Identificou sua empresa nas categorias do lado esquerdo do quadro? Segundo a Kapost, mais de 80% das empresas se enquadram nas duas primeiras classificações: Novice e Practitioner.
O que fazer após a mensuração da maturidade de marketing de conteúdo
Independentemente do estágio que sua empresa se encontra, é fundamental fazer um plano de ação para aprimorar a estratégia e elevá-la a um novo patamar. Afinal, conforme seu negócio melhora a estratégia de conteúdo, mais resultados consegue obter por meio do material produzido.
Mas, tenha paciência e lembre-se de que as ações de marketing de conteúdo geralmente levam tempo para gerar o retorno desejado. É importante ter isso em mente porque a mudança de estágios pode levar meses ou até mesmo um ano para ser realizada — tudo vai depender do nível que sua empresa se encontra, da sua organização e execução das atividades de marketing de conteúdo.
Por fim, procure a ajuda de uma empresa especialista em produção de conteúdo. Com o auxílio de profissionais gabaritados, você potencializa suas ações e aumenta as chances de gerar mais vendas com o seu conteúdo.
Pronto! Agora você já sabe o que fazer para mensurar a maturidade do seu marketing de conteúdo. Use um dos modelos sugeridos no post para identificar o nível em que sua empresa se encontra e planejar o que fazer para aprimorar sua estratégia de conteúdo.