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Planejamento de conteúdo para ajudar a equipe de vendas a transformar prospects em clientes

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Planejamento de conteúdo para ajudar a equipe de vendas a transformar prospects em clientes

Para que o planejamento e a produção de conteúdo de apoio para o time de vendas sejam eficientes e, de fato, ajudem essa equipe a fechar novos negócios, você deve estar atento a algumas questões.

Argumentos de venda

Eles devem ser listados de forma clara e objetiva para a equipe de vendas. Além disso, a equipe deve ser constantemente atualizada com informações sobre o mercado e sobre as ofertas da concorrência, entre outros temas que ajudem a formar um cenário relevante e atualizado em relação ao que está sendo vendido. Tudo isso vai permitir que esse time consiga se apropriar dos argumentos e utilizá-los em abordagens certeiras para transformar um prospect em um cliente.

Produtos e serviços ofertados

A equipe de vendas precisa saber – antes de qualquer divulgação para o público – quais produtos, serviços e ações a empresa disponibilizará. Tanto o que vai ser lançado quanto o que sofreu reformulações. A mesma coisa deve acontecer em relação ao processo de vendas. Caso alguma fase dele seja alterada, o planejamento de conteúdo deve prever avisar o time com antecedência para que a mudança seja incorporada no dia a dia o mais rápido possível.

Informações sobre produtos, serviços e ações oferecidos

Imagine o impacto negativo para a imagem da empresa se o cliente tiver mais informações sobre o que está sendo oferecido do que a equipe de vendas. Péssimo, não é? Então, além dos argumentos de venda e a relação do que está sendo oferecido para o público, não podem faltar no planejamento de conteúdo os informes com todas as características detalhadas de cada coisa, tais como:

  • Datas de duração de determinada ação;
  • Quando o cliente será impactado pela mensagem;
  • Qual é o nome correto do produto;
  • Onde o cliente pode encontrar mais informações sobre a oferta;
  • Quais são as regras para determinada ação e os programas de relacionamento disponíveis.

Canais e formatos de conteúdo devem ser previstos no planejamento de conteúdo para o time de vendas

Mas, como disponibilizar tantas informações para todos os colaboradores, principalmente aqueles que estão na ponta do processo?

Preveja, no planejamento de conteúdo para o time de vendas, a utilização dos diferentes canais de comunicação que sua empresa eventualmente mantenha com ele: newsletter, intranet, comunicados impressos, reuniões, eventos etc. Há uma infinidade de formatos de conteúdo, além de texto, que podem ser utilizados para tornar a comunicação mais efetiva, como vídeo, infográfico e podcast. Pense nos canais de comunicação que são melhores para impactar os times de vendas e quais são os formatos de conteúdo mais adequados para eles.

Boas práticas de vendas devem ser valorizadas e compartilhadas.

Preveja, no planejamento de conteúdo, a utilização dos canais de comunicação com os times de vendas para mostrar uma experiência que deu certo, incentivar os outros a seguirem o exemplo, divulgar as metas já alcançadas, disseminar mensagens motivacionais para estimular os colaboradores a atingirem novas metas e para reforçar o sentimento de fazer parte da empresa.

A importância de unificar informações

A unificação das informações para todas as equipes (tanto as que têm contato presencial com os clientes quanto as que atendam à distância, seja por telefone, e-mail ou chat) ajuda a sintonizar as equipes e a manter a coesão das informações para o público. As informações necessárias para que esses times possam atuar da melhor forma possível devem ser claramente e prontamente transmitidas.

Não se esqueça de considerar no seu planejamento de conteúdo pontos de controle para checar se tudo o que faz parte desse planejamento para o time de vendas foi compreendido e esteja sendo utilizado no dia a dia para que os resultados esperados possam ser alcançados.

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Por | 2017-04-11T15:33:22+00:00 11 abril, 2017|Conteúdo, Planejamento|