Publicar conteúdo no site da sua empresa ou em um site separado: o que é melhor para construir autoridade sobre um tema?

Homem planejando dois sites distintos para construir autoridade de conteúdo - Conteúdo Online

 

Qual é a marca que não trabalha para se tornar referência sobre um tema? Ser aquela a que todo mundo recorre para verificar a veracidade de uma informação. Não há dúvida de que o caminho até lá passa por uma produção de conteúdo relevante, original e de qualidade, a fim de se firmar como autoridade em um determinado tema.

Uma dúvida muito comum é se é melhor publicar os conteúdos que você vai produzir no site da sua empresa ou criar outro site específico sobre o tema.

A resposta não é fácil, mas há uma série de questões a serem consideradas.

Criar autoridade publicando conteúdos no site da sua empresa

Se você faz negócios com todos os perfis para os quais vai produzir o conteúdo, faz sentido agrupar tudo em um único site. Tomando sempre o cuidado de separar bem os conteúdos de cada perfil. Se misturar os conteúdos, normalmente, o problema é com o usuário avançado/especialista que, ao esbarrar com conteúdos mais básicos, não enxerga valor no site. Se esse público for muito relevante para os seus negócios, isso é um grande problema.

Mas, por que é indicado fazer negócios com todos os perfis? Por causa do perfil com o qual você não faz negócios. Ele pode ser atraído para o seu site, mas se frustrar ao perceber que a sua empresa não o atende. E, aí, ele pode desconfiar da isenção do conteúdo que você produziu. Portanto, tenha sempre uma oferta para esse público. Normalmente, o mais comum é um banco de fornecedores, os quais, neste caso que estamos exemplificando, são os clientes de sua empresa.

No caso de usuários mais avançados/especialistas, as barreiras mais comuns que encontramos é a resistência desse público em colaborar produzindo e/ou participando de conteúdos para o seu site. Alguns, não se sentem nem confortáveis a dar depoimentos, pois não querem ter o perfil deles associados a uma única empresa. Acreditam que, ao fazer isso, estarão fechando portas.

Caso a resistência dos especialistas aconteça, o SEO e a divulgação do seu site serão prejudicadas. No caso do SEO, no novo algoritmo do Google, os conteúdos produzidos/assinados por especialistas têm melhor ranqueamento do que outros. Além disso, outro fator importante de ranqueamento, o link building, também não acontecerá, já que não haverá conteúdos para trocar.

Já a ativação ficará restrita aos esforços de sua empresa. Claro que, se um especialista produz um determinado conteúdo e o publica no site, ele tem todo o interesse em divulgá-lo nos próprios canais. O que para você é muito benéfico pois alcança públicos que, provavelmente, não conheceriam a sua empresa de outra forma.

Criar autoridade publicando conteúdos em um site exclusivo sobre um tema

No caso de você optar por um site separado do site principal da sua empresa, muitas das questões acima são minimizadas. A resistência dos especialistas tende a ser muito menor ou mesmo a desaparecer, pois, ao publicar em um site isento, além deles não terem o nome associado ao de uma empresa específica, terão também a oportunidade de estar em uma vitrine para publicar e divulgar os conteúdos deles, aumentando o tráfego para o site.

Vale a pena estudar, neste caso, até gameficar as contribuições, reconhecendo os especialistas que mais contribuíram, os com avaliações melhores e assim por diante.

Para o usuário em geral, aquele que não é especialista, a credibilidade do conteúdo tende a crescer muito, já que não estará associado comercialmente a uma empresa, mas sim a um tema. Por isso, resista à tentação de ocupar todos os espaços do site com anúncios da sua empresa. Encare, inclusive, como uma oportunidade de monetização.

A desvantagem é que você terá mais trabalho e mais custos, já que terá de gerenciar dois sites em vez de um só. Por isso vale a pena analisar bem o custo X benefício.

Como dizemos no início, não é uma questão de certo e errado, mas sim de estratégia e análise.