Como produzir conteúdo atrativo para a indústria farmacêutica?

conteúdo atrativo para a indústria farmacêutica

Educar e dar informações importantes para pacientes, familiares e profissionais de saúde é um recurso de marketing que vem sendo cada vez mais adotado por empresas da indústria farmacêutica e outras da área de saúde que buscam formas mais inovadoras do que a publicidade de medicamentos para melhorar a relação do público com a marca e aumentar as vendas.

Mas é preciso tomar cuidado para não criar conteúdos que possam ser caracterizados como publicidade de produto, pois conteúdos deste tipo precisam obedecer às normas da Anvisa. Além disso, para desenvolver um conteúdo exclusivo e qualificado sobre saúde, que de fato conquiste e amplie a audiência, é preciso estar atento a alguns pontos:

Tenha objetivos claros

Antes de começar a criar conteúdo, reflita sobre quais objetivos você quer atingir: Melhorar a reputação da sua marca? Aumentar o tráfego para seu site? Aumentar sua visibilidade para públicos específicos, como pacientes, cuidadores ou médicos? Com seu alvo em mente, ficará mais fácil traçar uma estratégia de conteúdo tangível e estabelecer qual plataforma se adapta melhor às suas metas, qual será seu público de interesse e como você irá impactá-lo.

Saiba qual é o perfil do seu público

A primeira pergunta que deve ser feita para começar a pensar em que tipo de conteúdo você deve desenvolver é: que público quero atingir? Porque cada público tem diferentes necessidades de informação. Se você quiser atingir pacientes, por exemplo, é preciso levar em conta que eles podem estar em diferentes etapas da sua jornada da doença e, portanto, têm diferentes níveis de conhecimento sobre o assunto.

Descubra o que interessa ao seu público

Se você quer se aproximar do seu público e oferecer informações que os interesse de fato, comece a ouvi-los antes de se dirigir a eles. Assim, se você deseja falar a pacientes sobre uma determinada doença, por exemplo, deve incorporar as principais dúvidas, preocupações e necessidades das pessoas que estão lidando com aquela doença. Sem esquecer que áreas de sua própria empresa podem ter informações importantes a respeito, como o pessoal de vendas e de atendimento.

Conteúdo não é só texto

Quando se fala em criação de conteúdo, a maior parte das empresas ainda pensa somente em texto. Mas posts de Facebook com imagens, por exemplo, são duas vezes mais propensos a ser compartilhados do que somente texto e links. Pense em como você pode usar recursos audiovisuais para comunicar o que você quer. Em vez de fazer um texto mais longo sobre os estágios do câncer de ovário, por exemplo, você pode considerar transformá-lo em um infográfico colorido, um vídeo ou um poadcast.

Atenção à linguagem

Conteúdos para a área farmacêutica muitas vezes trazem o desafio de traduzir temas áridos e cheios de termos médicos em algo mais leve e informativo. Para isso, dispense as palavras rebuscadas e muito técnicas. Para criar proximidade com o público, é preciso conferir um toque humano ao conteúdo em linguagem compreensível, próxima e adequada ao seu perfil.

Cite as fontes para dar credibilidade ao conteúdo

Para garantir que a informação que você quer transmitir é de confiança, enumere no conteúdo fontes de referência que tenham credibilidade. Além disso, é importante que o conteúdo seja revisado por um profissional da área.

Frequência e canais adequados para impactar o público que você quer

Não existem regras absolutas sobre quantas vezes e por quais canais é necessário distribuir conteúdos para impactar os públicos que você deseja de forma eficaz. Mas uma coisa é certa: é necessário estabelecer uma comunicação regular para gerar lembrança e distribuir conteúdos que, de fato, acrescentem alguma coisa. Para isso, é necessário criar um cronograma com a produção bem à frente da distribuição e que leve em conta os prazos internos de aprovação por todas as áreas necessárias.

Defina como o resultado vai ser medido

Será que você está distribuindo conteúdos com a frequência adequada e produzindo o tipo de conteúdo que gera mais conversão? A única maneira de saber é monitorando o desempenho. Por exemplo, verificando qual foi mais compartilhado e gerou mais cliques. Assim, você poderá perceber a evolução do projeto e, se necessário, refinar a sua estratégia inicial.

Quais as suas principais preocupações com o conteúdo de um projeto na indústria farmacêutica?