Produção de conteúdo B2B: Saiba qual conteúdo o cliente quer no site da sua empresa
Sua empresa é B2B e você está com dúvidas sobre a produção de conteúdo para o site corporativo? Para ser bem-sucedido, é preciso se posicionar como uma autoridade no mercado, ajudar o seu público-alvo a resolver problemas, além de disponibilizar as informações certas.
Pensando nisso, preparamos este artigo para você fazer uma produção de conteúdo para empresa B2B excelente para alavancar os resultados do negócio. Continue a leitura e confira quais conteúdos você não pode deixar de fora do site empresarial.
Informações de legitimação da empresa B2B
Em relatório sobre usabilidade B2B online, produzido por empresas referências em marketing, as informações que legitimam a empresa estão em primeiro lugar nas exigências do comprador B2B. Em outras palavras, os dados cruciais para gerar credibilidade e transmitir confiança ao visitante são os seguintes:
- Informações sobre os produtos e serviços;
- Informações sobre a empresa;
- Dados de contato — como endereço, telefone, e-mail e horário de funcionamento.
Portanto, verifique se elas estão presentes no seu site corporativo. Disponibilize os dados de contatos no rodapé do site também, para que apareçam em todas as páginas. Além disso, possibilite um fácil acesso às páginas de “contato”, “quem somos” e “produtos e serviços”.
Por último, certifique-se de que a página sobre a empresa está atualizada e com informações relevantes sobre a organização – como a sua história, fotos e pequena biografia dos funcionários e dados que colaborem na construção de credibilidade, tais como: número de clientes já atendidos, projetos de sucesso e horas trabalhadas, entre outros.
Procure sempre dar um toque humano ao negócio, evitando usar imagens de prédios ou objetos, por exemplo.
Informações de produtos e serviços em sites de empresa B2B
Como acabamos de ver, dados sobre os produtos e serviços oferecidos pela empresa não podem ficar de fora do site corporativo. Mas não vale colocar uma página simples com o mínimo de informação possível, ok?
Invista na produção de conteúdo dessas páginas. É muito importante que sejam ricas em detalhes e apresentem, por exemplo:
- Explicações sobre como as soluções funcionam;
- Benefícios;
- Diferentes preços;
- Suporte oferecido ao cliente;
- Como comprar online;
- Dados sobre o frete e a entrega — em caso de produtos físicos.
Além disso, incluir avaliações e depoimentos de clientes é fundamental para gerar credibilidade e conseguir conquistar o interesse do visitante.
Se você estiver inseguro em relação à inclusão de preços — o que é um receio muito comum em vendas B2B — vale lembrar que é possível realizar testes para verificar se a exibição dos valores de seus produtos e serviços fazem a diferença nos resultados da empresa.
Logo, analise as páginas que apresentam as soluções da sua empresa. Dê uma atenção especial a elas e invista em produção de conteúdo B2B. Contar com a ajuda de especialistas para a elaboração da descrição dos produtos vai fazer a diferença nas vendas B2B da empresa.
Tipos de conteúdos mais relevantes para o site de empresa B2B
As vendas B2B costumam ter um ciclo maior que as vendas para o consumidor final. Isso acontece porque, geralmente, muitas pessoas estão envolvidas na tomada de decisão e a compra deve ser aprovada por todas elas.
Para conquistar os envolvidos, é preciso ir além da produção de conteúdo para blogs corporativos e redes sociais — é claro que esses dois canais são importantes para atrair, gerar, nutrir e vender para leads, mas disponibilizar outros formatos de conteúdos ajudarão o comprador B2B a tomar a decisão certa.
Relatórios de pesquisas, white papers, webinars, casos de sucesso com depoimentos de clientes e até mesmo publicações impressas, por exemplo, são considerados essenciais por compradores B2B durante sua jornada de compra. Com esses materiais, a empresa se posiciona como autoridade no assunto, demonstrando pleno conhecimento do que faz, da sua área de atuação e educa o prospect , fazendo com que ele avance no funil de vendas.
Para produzir conteúdo B2B certeiros, conheça a sua audiência. Entreviste alguns atuais e potenciais clientes para descobrir quais formatos e temas estariam mais interessados em receber. Com esses dados em mãos, invista em produção de conteúdo e não deixe de realizar testes para verificar se o engajamento do público está maior e as vendas estão crescendo graças a esses novos formatos.
Landing pages e formulários de credibilidade em site de empresa B2B
Por último, não podemos esquecer dos conteúdos usados para captar os valiosos dados de contatos do seu público-alvo. As landing pages e formulários devem passar credibilidade e solicitar dados na medida certa, pois, de acordo com a pesquisa de usabilidade B2B online:
- 59% dos compradores B2B desistem de enviar um formulário quando há excesso de campos a serem preenchidos;
- mais de 50% dos entrevistados não se sentem confortáveis em fornecer seus telefones e endereços em formulários.
Além disso, o conteúdo disponibilizado também tem um impacto nessa geração de leads. O comprador B2B está mais inclinado para preencher formulários e enviar seus dados para que possam fazer testes, avaliações e ter demonstrações da solução oferecida. Ou, ainda, para baixar pesquisas realizadas, folhetos, planilhas de dados, white papers, estudos de caso e assistir webinars.
Portanto, saber qual conteúdo disponibilizar e quantas informações solicitar é crucial para gerar mais leads e oportunidades de negócios para a empresa.
Analise o conteúdo e ofertas de suas landing pages e a quantidade de dados solicitados em seus formulários para otimizá-los e gerar mais leads para a empresa. Deixe para captar dados sensíveis, como telefone e endereço, somente quando tiver construído um relacionamento forte com o lead e identificado que ele está pronto para avançar para a última etapa da jornada de compra.
Percebeu como a produção de conteúdo B2B é importantíssima para alavancar os resultados do negócio? Agora que você já sabe quais conteúdos são essenciais ao site corporativo, não deixe de verificar se o site da sua empresa disponibiliza essas informações. Use este post como um checklist de análise, identifique as informações ausentes e programe-se para produzi-las.
Ficou com alguma dúvida? Converse com um dos nossos especialistas sobre a produção de conteúdo B2B para alavancar os resultados da sua empresa. Estamos à disposição para ajudar!