Como escolher formatos e canais de conteúdo para cada etapa do funil de vendas

Pessoas sentadas à mesa com ícones que representam formatos e canais de conteúdo

Na pesquisa que realizamos sobre marketing de conteúdo na área da saúde, identificamos que 57,14% das empresas têm dificuldades em produzir conteúdos relevantes e definir canais de distribuição. Para ajudar você a atrair, reter e converter seu público, analisamos as escolhas de empresas B2B e B2C, de diversos segmentos, em relação a formatos e canais de conteúdo para cada etapa do funil de vendas. Continue a leitura e saiba como fazer escolhas certeiras para a sua empresa.

Saiba os resultados da nossa pesquisa sobre marketing de conteúdo na área da saúde.

Formatos e canais de conteúdo para topo de funil

Para essa etapa, você quer atrair novas pessoas para conhecer o seu negócio. É o momento de apostar em conteúdos que mostrem o seu serviço sem fazer propaganda direta.

O ideal é que o conteúdo instigue a pessoa que irá vê-lo a permanecer o máximo de tempo possível em seu site, blog ou rede sociais. Por esse motivo, canais e formatos de conteúdo que permitem explorar temas de forma mais ampla e incentivam a navegação para outras páginas ou conteúdos seus costumam performar melhor.

De acordo com a pesquisa sobre tendências de marketing de conteúdo da Content Marketing Institute, as empresas optam pelos seguintes tipos de conteúdo para topo de funil:

  • Blog posts e artigos (73%)
  • Podcasts (57%)
  • E-books (56%)
  • Vídeos (54%)
  • Conteúdo interativo (46%)
  • Webinars (36%)
  • Eventos presenciais (35%)
  • White papers (34%)
  • Estudos de caso (18%)

Perceba que conteúdos mais específicos ou que exigem algo em troca do público – sejam dados para download do material ou inscrição para um evento online ou presencial – foram os menos escolhidos. Pense que se a pessoa ainda não tem familiaridade com o seu negócio, quanto mais você facilitar o acesso ao conteúdo, melhor!

Formatos e canais de conteúdo que performam melhor para meio de funil

Nesse estágio, o seu público já conheceu o que sua empresa faz e agora você precisa convencê-lo que o seu produto ou serviço é diferenciado e feito especialmente para atender às necessidades dele. Para isso, você deve evitar conteúdos genéricos e ser mais assertivo. Vale falar sobre sua empresa, mas sempre pensando que a prioridade é um conteúdo rico que demonstre sua experiência no tema, e não uma simples propaganda.

Para essa etapa, as empresas escolheram:

  • White papers (53%)
  • Webinars (47%)
  • Conteúdo interativo (46%)
  • Estudos de caso (42%)
  • Vídeos (40%)
  • E-books (39%)
  • Podcasts (35%)
  • Eventos presenciais (33%)
  • Blog posts e artigos (21%)

Os chamados “conteúdos ricos”, como white papers, e-books, estudos de caso e webinars geralmente são acessados através de landing pages, usadas para captar informações das pessoas que acessam. Assim, elas se tornam potenciais clientes e você pode continuar fornecendo outros conteúdos direcionados, de acordo com a sua estratégia de inbound marketing.

Saiba o que evitar na sua estratégia de inbound marketing.

Atenção: tenha cuidado ao produzir conteúdos irrelevantes e genéricos, mudando apenas o formato para captar informações do seu público. Esse é um erro que faz com que as pessoas se sintam enganadas ao criar expectativas e se deparar, por exemplo, com um e-book que poderia ser resumido em um blog post. Dessa forma, você pode perder sua credibilidade.

Formatos e canais de conteúdo que performam melhor para fundo de funil

Imagine que a pessoa já conhece seu produto ou serviço, confia que sua empresa é experiente no que faz e está prestes a tomar uma decisão de compra e se tornar um cliente. Seu conteúdo tem que ser o mais certeiro possível para motivar essa decisão e o caminho para isso é a exclusividade. Observe as escolhas de formatos e canais de conteúdos para esse estágio:

  • Estudos de caso (40%)
  • Eventos presenciais (32%)
  • Webinars (17%)
  • White papers (14%)
  • Conteúdo interativo (8%)
  • Podcasts (7%)
  • Vídeos (6%)
  • E-books (6%)
  • Blog posts e artigos (6%)

Repare que entre as três etapas do funil de vendas essa foi a que teve mais escolhas de formatos e canais de conteúdo específicos e exclusivos. Lembrando que você deve adaptar à realidade da sua empresa.

Por exemplo: se você tem um canal no Youtube, pode lançar uma série paga de vídeos. Se você tem um e-commerce, pode enviar ao consumidor um cupom de desconto em um produto que ele acessou determinado número de vezes e não concluiu a compra. Ou, se você é uma empresa B2B, pode produzir um estudo de caso contando como um cliente, do mesmo segmento que o seu potencial cliente, teve sucesso com os seus serviços.

O que você deve levar em conta antes de escolher formatos e canais de conteúdo

Ao pensar em formatos e canais de conteúdo sem antes ter muito bem definido o que você pretende com ele, para quem ele servirá e quais as necessidades do seu público ele irá atender, você está cometendo um erro. É importante ter em mente que não há uma regra de canais e formatos ideais. Para ser o mais certeiro possível na sua escolha, você precisa saber:

  • Os hábitos das suas personas – como elas se comportam? Quais os seus comportamentos digitais? Costumam se informar por redes sociais ou preferem materiais impressos?
  • Os próximos passos depois da publicação do conteúdo – para onde ele vai levar seu público?
  • O que você vai entregar para o seu público – seu conteúdo tem informações que realmente são úteis e/ou vão solucionar algum problema de quem acessá-lo? O que o conteúdo tem de diferente em relação à sua concorrência?

Você só terá as informações acima se fizer um planejamento de marketing de conteúdo.

Saiba o que não pode faltar no seu planejamento de marketing de conteúdo.

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