O que é uma agência de conteúdo
A produção de conteúdo é a tarefa mais difícil e complicada de qualquer estratégia de comunicação e/ou marketing. São inúmeros fatores envolvidos: a definição de público, a escolha dos temas, a periodicidade de publicação, o monitoramento de resultados, apenas para mencionar as principais etapas envolvidas em cada artigo, post, infográfico, whitepaper, vídeos ou qualquer outro tipo de conteúdo. Ao tentar administrar todas essas frentes, é grande o risco de não dar a devida atenção, comprometendo o resultado como um todo. É por isso que a agência de conteúdo é um dos parceiros mais estratégicos de qualquer empreendimento.
Mas, afinal, quais são as atividades em que uma agência de comunicação pode apoiar seus negócios. Qual é o escopo de atuação? O ponto é bem pertinente e relevante, pois a atuação de quem atua com a produção de conteúdo está mudando. Logicamente, escrever em português correto, organizar as ideias e ser preciso nas informações são premissas eternas, contudo o tempo de produzir conteúdo sem nenhuma preocupação com resultado, acabou. E isso é uma excelente notícia!
Quais as principais atividades de uma agência de conteúdo?
1. Definir perfil do público-alvo – a produção de conteúdo eficiente não pode ser genérica. Os projetos têm vários tipos de usuários e cada um deles deve perceber o conteúdo como relevante, por isso não há como oferecer a mesma informação para todos eles. Então, o primeiro passo é criar as personas, que é um perfil de usuários. Nas personas, a agência deve buscar o maior número de informações sócio-econômicas, demográficas e comportamentais, obtidas por meio de entrevistas com pessoas do cliente que tenham contato com o público (área comercial, SAC, assistência técnica) e fontes de informação externas.
2. Planejar o conteúdo para cada persona – cada perfil de usuário transita de forma diferente pelo funil de vendas da sua empresa. O pulo do gato é oferecer conteúdos relevantes para que o usuário passe ao estágio seguinte do funil até concretizar a compra. Afinal, no final do dia, o que interessa mesmo é quanto você vendeu. A missão da agência de conteúdo é que você consiga atrair e converter prospects em clientes e clientes em compradores recorrentes. Por isso, precisa planejar os temas, tipos e periodicidade de conteúdos para cada persona, oferecendo sempre informações relevantes de acordo com o perfil e comportamento de compra.
3. Realizar a produção de conteúdo – não existe mais a distinção entre conteúdo online e offline. Um mesmo tema pode precisar de vários tipos de conteúdos diferentes (artigos, posts, infográficos, vídeos) para atingir os diversos públicos. O papel da agência é produzir cada um desses tipos de conteúdo, observando as boas práticas de SEO, normas ortográficas, linguagem e direitos autorais.
4. Medir resultados – o trabalho da agência de conteúdo não acaba na distribuição. É preciso estar sempre monitorando para verificar os conteúdos que convertem, ou seja, aqueles que cumprem os objetivos planejados e os que não convertem. A análise dessas métricas permite enriquecer o planejamento de conteúdo, focando cada vez mais no interesse de cada persona do projeto.