Produção de conteúdo: Como impulsionar o seu e-commerce?

Como impulsionar o seu e-commerce

Você escolheu a plataforma de e-commerce mais adequada à realidade do seu negócio, inseriu uma boa variedade de produtos, publicou, fez promoções, mandou e-mails pra sua base de clientes e potenciais clientes cadastrados, arriscou-se com uma campanha no Google AdWords, produziu até baneres e… o resultado não chegou nem perto do que você imaginava. Que tal focar na produção de conteúdo?

Insistiu, insistiu e nada! O valor máximo do ticket de venda simplesmente não compensa o investimento ou a margem obtida não vale todo o esforço que você descobriu que vendas na internet dá. Mas, como tantos negócios aparentemente vão de vento em popa no mundo virtual? Por que, a cada dia, mais e mais sites aparecem? O que raios, afinal, você está fazendo de errado?

Para criar significado para os clientes e impulsionar as vendas é preciso adotar uma estratégia que também inclua a produção de conteúdo.

Afinal, para quem você vai produzir os conteúdos?

Tudo bem, você sabe qual é o seu público-alvo em vendas. Mas estamos falando um pouco além disso. Se fosse uma pessoa, como ela seria? Ou, como seria cada uma das várias pessoas que encarnariam cada público-alvo da sua empresa se ela tivesse vários? Essa ou essas pessoas gostam do quê? Qual o perfil delas?

Definir personas é fundamental para estabelecer uma estratégia para impactá-las efetivamente e gerar negócios. Pensar no que agradaria a elas, como deveria ser a comunicação com elas, o que você deveria fazer para que elas preferissem a sua empresa ao invés do seu concorrente… Enfim, tornar o seu negócio significativo para o seu cliente, de forma a fidelizá-lo, criar uma barreira competitiva, gerar negócios e, ainda, fazer com que o seu cliente traga novos clientes potenciais para você.

Quais tipos de conteúdos mais adequados em momentos diferentes de decisão de compra?

Talvez você já tenha familiaridade com o conceito de funil de vendas. É bastante útil para começar a estruturar a sua estratégia. Comece pensando em quem está no topo do funil, ou seja, quem não conhece você.

Você pode oferecer conteúdos sobre um determinado assunto relacionado à área da sua empresa e que seja do interesse deles. O objetivo não é falar da sua empresa e dos seus produtos, mas sim proporcionar informação de interesse. É isso o que os atrairá para um canal desenvolvido para você para eles e começará a agregar uma série de atributos positivos à sua marca.

Para quem está no meio do funil de vendas, você pode elaborar conteúdos que relacionem a sua empresa e até os seus produtos com assuntos de interesse desses públicos. É a hora de falar um pouco de você. Não como foco principal, mas sim como a melhor alternativa para algo. Por exemplo, em um conteúdo que você produza sobre lugares paradisíacos no Brasil, posicionar a sua empresa como capaz de proporcionar a melhor experiência para chegar até um resort no nordeste e diga como faria isso. Depois, promova esse conteúdo da forma prevista no seu planejamento.

Finalmente, para os clientes que estão no fundo do funil, ou seja, aqueles que desejam comprar e sabem o que querem, você deve produzir conteúdos que influenciem na decisão de compra. Então, você pode lançar mão, por exemplo, da sua produção que é feita de modo sustentável, em parceria com cooperativas familiares para o desenvolvimento econômico de uma determinada região, por exemplo.

Enfim, é possível divulgar diferentes tipos de conteúdos de diversas formas, como em campanhas e promoções tanto em mídias online quanto offline. Portanto, foque a sua estratégia na produção de conteúdo!

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