Cinco dicas para aproveitar ao máximo o orçamento que sua empresa tem para a produção de conteúdo

5 dicas para aproveitar ao máximo o seu orçamento para a produção de conteúdo

Você tem a sensação de que o conteúdo que deve ser produzido para dar conta da melhor estratégia de comunicação marketing de conteúdo não vai caber no orçamento disponível para isso?

Ou, então, tem quase certeza de que embora tudo pareça estar bem encaminhado no início, surgirá algum imprevisto? E que isso tornará quase impossível que toda a produção de conteúdo necessário para o projeto caiba no orçamento?

Produção de conteúdo X orçamento para a agência de conteúdo

Você pode otimizar ao máximo o trabalho da agência que você contratou para a sua empresa dispondo de um orçamento limitado para a produção de conteúdo. Mas, você precisa fazer o dever de casa antes.

1ª DICA – Envolva antes todas as áreas da sua empresa que o projeto afetará

Por mais que uma área seja difícil ou o gestor de outra seja uma pessoa complicada, não adianta deixá-los de fora em um projeto de marketing de conteúdo que os afete ou no qual eles possam influenciar. Ou, ainda, se eles tiverem que fornecer informações para a produção de conteúdos. Todo o tempo e aborrecimento que você está pensando em economizar serão cobrados em dobro mais tarde. E você ainda arrisca o seu pescoço.

  • Esclareça a importância da participação do setor, no que afetará o projeto, qual a prioridade dele na empresa e tenha o respaldo superior necessário para isso;
  • Mostre no que o projeto precisa do envolvimento do setor, assim a área pode dimensionar e preparar-se para o esforço necessário durante o período.

2ª DICA – Prepare-se com antecedência, planeje o que será feito e levante os custos envolvidos na produção de conteúdos

Saiba aonde você quer chegar com o marketing de conteúdo e se o orçamento que sua empresa dispõe para isso é suficiente. Primeiro detalhe o seu projeto e o quanto custará cada coisa. Só depois feche com a agência de conteúdo. Quando ela entrar no jogo, o relógio começa a rodar e tempo é dinheiro! Então, não deixe para fechar o planejamento depois.

  • Seja realista nas suas projeções de investimentos. Um orçamento que subestime custos ou seja muito justo, fatalmente trará problemas e desgaste;
  • Imprevistos sempre acontecem e é necessário prever uma reserva para ter de onde tirar sem prejudicar todo o projeto e sacrificar muito os fornecedores.

3ª DICA – Estabeleça o processo interno de aprovações de conteúdos

A agência de conteúdo produz um material, você aprova, passa para a instância máxima interna de aprovação, que também dá ok e, então, a agência de conteúdo vai para a tarefa seguinte. Mas, eis que, inesperadamente, aquele diretor que não quis se envolver antes entra na produção de conteúdo pede para ver tudo e manda recomeçar, pois não gostou ou teve uma ideia brilhante. Tempo e recursos já gastos vão para o lixo!

  • Todos que tenham poder de decisão no projeto devem participar, não aceite recusas, discuta o processo e mostre a importância da pessoa nele;
  • Estabeleça claramente os prazos de aprovação de conteúdo e mostre para os responsáveis os prejuízos que um atraso pode causar.

4ª DICA – Integre todos os envolvidos na produção de conteúdo, tanto o pessoal interno quanto os fornecedores terceirizados

Já pensou se um time de futebol não tivesse um técnico, o elenco de jogadores não se conhecesse e não atuasse em conjunto? Difícil ganhar esse jogo, não é? Parece mais receita para o desastre! Um projeto de marketing de conteúdo da sua empresa é a mesma coisa. Todos precisam conhecer os objetivos, o que será feito para atingir cada um, suas responsabilidades para isso, as interações que serão necessárias pra a produção de conteúdo e quem será o “técnico”.

  • Não deixe dúvidas sobre quem fará o que e quando, pois zonas nebulosas geram desgaste, atrasos e, não raro, é necessário refazer trabalho;
  • Estabeleça pontos de controle ao longo do processo, pois é mais fácil recolocar as coisas no trilho no início e custa menos dinheiro.

5ª DICA – Acompanhe todas as fases da produção de conteúdo de perto

Quando todos têm o mesmo plano de voo e o conhecem bem, ganham autonomia para desenvolver um bom trabalho. Mas, não ache que tudo correrá bem só por causa disso. O que você fala nem sempre é o que a pessoa entende, é preciso certificar-se do que foi compreendido. E há também as cadeias de comunicação dentro das empresas terceirizadas para a produção de conteúdo, que podem virar um verdadeiro “telefone sem fio”, gerando ruídos que vão prejudicar tudo o que está sendo feito.

  • Estabeleça pontos de controle durante o desenvolvimento de tudo o que está sendo feito para não receber algo inadequado e não ter mais prazo para mudar;
  • Procure ter contato com quem executará ou com quem é responsável pela execução na agência de conteúdo e confira se tudo foi compreendido.
Saiba aonde você quer chegar, o quanto isso custa, quanto você pode pagar e o que é possível fazer para otimizar ao máximo o orçamento que você tem para a produção de conteúdo e, assim, atingir os resultados desejados.

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