Táticas eficientes para produzir conteúdos sobre saúde
Setenta e dois por cento dos adultos conectados à internet acessam conteúdos sobre temas de saúde, segundo pesquisa realizada nos Estados Unidos pelo Pew Research Center. Os comportamentos mais recorrentes deste total são os seguintes:
- 59% deles querem descobrir qual problema de saúde poderiam ter;
- 53% dos que são portadores de uma ou mais doenças crônicas já procuraram informações de saúde na internet;
- 25% deles procuram na internet vídeos sobre saúde ou problemas médicos.
O grande interesse por conteúdos sobre saúde que a pesquisa demonstrou é uma excelente oportunidade para as empresas da área de saúde oferecerem informações relevantes para engajar, educar e apoiar seus principais grupos de clientes ou familiares. Ao abraçar uma estratégia de marketing de conteúdo, este segmento tem imenso potencial para ser bem-sucedido em se aproximar de seus públicos-alvo e construir uma boa reputação para sua marca.
Mas esses objetivos só serão atingidos se você conseguir se conectar, de fato, com seu público. Para isso, é necessário um conteúdo humanizado, altamente centrado no paciente. Além da qualidade técnica, o conteúdo também deve refletir empatia com as angústias dos pacientes e familiares e se dirigir diretamente a eles.
Uma forma de compreender a sua audiência é ouvir o que ela está dizendo nos canais online. A internet possibilitou não apenas que pacientes e familiares tenham acesso a informações sobre saúde, mas também que eles se conectem uns com os outros para trocar experiências, compartilhar dúvidas e preocupações e dar suporte mútuo. Isso pode ajudar você a identificar quais informações interessam e são úteis aos pacientes, o que resultará em um conteúdo muito mais conectado a eles.
Para envolver seu consumidor e empoderá-lo com informações claras sobre saúde, também é preciso garantir que essas mensagens sejam entregues de forma que qualquer leitor possa entendê-la. Para isso, é preciso usar uma linguagem acessível, evitando jargões e termos que não são familiares ao público leigo.
Conteúdos sobre saúde devem levar em conta diferentes perfis de público
Outro ponto de atenção é que os pacientes podem ter diferentes perfis e estar em diferentes etapas da doença e, portanto, têm diferentes níveis de conhecimento sobre o assunto. Por exemplo, um conteúdo para uma mulher jovem que acabou de ser diagnosticada com diabetes deve ter uma abordagem diferente de um conteúdo para um homem idoso que convive há uma década com a doença.
Dependendo do perfil do seu público, é pertinente responder questões mais comuns sobre a doença, como por exemplo quais mudanças de estilo de vida são recomendáveis, enquanto em outros casos é melhor apostar em abordagens mais criativas e inéditas, como por exemplo dicas para o portador de diabetes ao viajar.
Credibilidade também é essencial para ganhar a confiança de pacientes e familiares. Ainda mais por lidar com um assunto delicado, como a saúde de seus clientes. Por isso, empresas da área da saúde precisam ter o máximo rigor com a veracidade da informação que será publicada. Todas as pessoas envolvidas no desenvolvimento deste conteúdo precisam estar familiarizados com as normas que regulamentam a área.
Outro cuidado importante ao abordar um tema de saúde e que demonstra sua preocupação com o leitor é que o conteúdo deve sempre alertar que não é um substituto da opinião médica, orientando que o paciente procure ajuda especializada em vez de fazer o autodiagnóstico.
O formato certo para tornar os conteúdos sobre saúde mais próximos dos pacientes
Pensar em diferentes formatos de conteúdos também é essencial para criar proximidade com os pacientes e gerar mais compartilhamentos. Conteúdos visuais como vídeos, animações e infográficos são excelentes recursos para explicar de forma mais simples temas médicos complexos e torná-los mais fáceis para o público leigo. Por isso, sempre que possível, devem ser adotadas em estratégias de marketing de conteúdo na área da saúde.
Especialistas em conteúdos sobre saúde
A Conteúdo Online é pioneira em marketing de conteúdo e, há 15 anos, produz conteúdos relevantes na área de saúde para ampliar a visibilidade e o conhecimento das marcas de nossos clientes do setor para que as pessoas os conheçam, tenham uma impressão positiva e confiança para fazerem negócios com eles.