Como fazer um bom briefing para produção de conteúdo

Como fazer um  briefing para a produção de conteúdo?

Você decidiu investir no marketing de conteúdo, já contratou alguém, mas e agora? Saiba quais informações devem estar no briefing para produção de conteúdo, que ajuda a alcançar os resultados desejados e evita atraso no cronograma de entrega, surpresas no orçamento e conteúdos genéricos.

1. Para quem os conteúdos serão produzidos?

Os conteúdos precisam resolver alguma dor ou falar sobre algum aspecto do público da sua empresa. Por isso, é necessário ter a persona definida. Mas espera aí, você sabe o que é uma persona? É um perfil com as principais necessidades e preferências dos compradores do seu serviço ou produto. Quem vai cuidar do projeto precisa conhecer problemas, hobbies e desafios da persona, para produzir conteúdos personalizados e que sejam realmente úteis para o seu público.

Mas se você não tem essas informações, ou nem mesmo conhecia o conceito de persona, pode envolver as áreas de vendas e de atendimento para especificar as características e levantar dados sobre os públicos da sua empresa. Veja o exemplo de uma persona para poder entender melhor:

Persona de uma empresa na área de saúde

Solange

50 anos

Divorciada

Bancária – Renda: R$ 8.000

Biografia

Solange mora na capital paulista e tem dois filhos: uma mulher de 22 anos que mora com ela e um homem de 25 anos que faz faculdade em outra cidade. É uma mulher ativa, independente, que gosta de estar rodeada por amigos e familiares. Descobriu o câncer de mama inicial. Passou por cirurgia para retirar o quadrante da mama e iniciou as sessões de quimioterapia.

Hobbies

Assistir a filmes, documentários, seriados, vídeos no Youtube, ouvir músicas, passar tempo com os filhos e familiares, sair para bares e restaurantes com colegas de trabalho. Solange corria com outras pessoas semanalmente. Mas, parou quando fez a cirurgia e não sabe quando terá condições físicas para retomar.

Dores

Mudanças físicas e psicológicas causadas pela quimioterapia (perda do cabelo, alterações nas unhas, náuseas, fadiga, inchaços, baixa autoestima); medo da rejeição, insegurança sobre a permanência regular no trabalho e perda da libido.

Desafios

Conviver com as limitações físicas causadas pelo tratamento, voltar a se alimentar adequadamente e praticar exercícios físicos, superar a falta do cabelo, recuperar a qualidade de vida e autoestima, voltar às atividades de antes normalmente.

Como se informa

Redes sociais (no Facebook, ela inclusive participa de um grupo sobre o câncer de mama para trocar experiências), WhatsApp, portais de notícias, sites sobre saúde e telejornais.

2. É um projeto novo ou ele já existe?

O seu projeto está começando do zero, é um complemento ou uma modificação de algo que já existe? Se for o caso, compartilhe o que já foi feito. Principalmente, explique a necessidade dessa nova etapa.

3. Por que os conteúdos serão produzidos?

O conteúdo pode fazer você vender mais, diminuir as dúvidas e as reclamações dos clientes, provocar engajamento e dar credibilidade… Mas, para isso, você precisa estabelecer e compartilhar com quem vai produzir o conteúdo o que a sua empresa quer alcançar, por exemplo:

  • Aumentar o tráfego de canais digitais – ou seja gerar mais acessos para o site da sua empresa, blog ou redes sociais dela;
  • Gerar brand awareness – que é fazer a sua marca ser reconhecida por clientes potenciais e estar ligada a um determinado produto ou serviço que passe uma imagem positiva;
  • Construir autoridade – para a sua marca ser uma das principais referências no segmento e transmita credibilidade;
  • Criar engajamento – ou seja ter um relacionamento próximo e constante com o público que você quer para que ele se identifique com a sua marca, produto ou serviço;
  • Gerar leads – que é levar os usuários atraídos pelos canais digitais da sua empresa a se identificarem em troca de conteúdos ricos;
  • Diminuir o custo para ter um cliente – tirar dúvidas dos seus clientes quando eles forem comprar, ajudar o time de vendas a diminuir o tempo e no que é necessário para que a compra seja feita.

Um bom conteúdo faz você vender mais. Saiba como!

4. Como vai ser o fluxo de trabalho?

Você precisa definir prazos e responsabilidades. Estabeleça o fluxo de trabalho com as seguintes etapas:

Cronograma de publicação – de acordo com cada canal onde você quer publicar seus conteúdos.

Prazos – combine com quem vai produzir em quanto tempo deve ser entregue as sugestões de assuntos para produção de conteúdo, o tempo necessário para os conteúdos serem produzidos depois da aprovação das pautas e também para as possíveis refações.

Compartilhe o planejamento de todas as tarefas e etapas com os envolvidos – pode ser com outra agência ou áreas diferentes da sua empresa. Todos devem entender como o trabalho de um impacta no outro.

Saiba quais erros evitar no planejamento de conteúdos.

5. Quais materiais preciso enviar para o produtor de conteúdo?

Estamos mostrando como fazer um briefing para produção de conteúdo ideal. Então, quanto mais informação da sua empresa você der, melhor vai ser. Envie para quem vai produzir os conteúdos materiais, como:

Glossário de termos – que é a padronização de nomes de cargos, setores, produtos e serviços, abreviaturas de palavras comuns ao segmento.

  • Se você não tiver, combine com quem você contratou como deve ser feito;

Manual de identidade visual – são as informações sobre logotipo, cores e elementos gráficos que identificam a sua empresa.

  • Se também não existir, peça ao produtor de conteúdo para sugerir quais os elementos visuais vão ser usados e defina um padrão;

Manual de estilo – define como deve ser o tom dos textos. Por exemplo, formal, informal, discurso direto ou indireto.

  • Mesmo que já exista um manual, leve em conta as personas e como sua empresa quer ser vista por elas para validar o estilo. Ou, então, peça para quem você contratou propor.

Dados de acesso – pode parecer óbvio, mas muitas pessoas esquecem de passar login e senha ou habilitar o acesso do produtor de conteúdo à determinadas plataformas, o que vai atrapalhar o fluxo de trabalho.

  • Isso vale para gerenciadores de conteúdos, bancos de imagem e ferramentas para acompanhar o desempenho dos conteúdos, como o Google Analytics;

Políticas – como restrições e/ ou coisas que são obrigatórias em relação a textos e imagens que vão ser usados nos conteúdos.

  • Por exemplo, se vão ser utilizadas imagens produzidas especialmente para o conteúdo pode ser necessário um termo de cessão de direitos. O mesmo pode acontecer em relação a pessoas eventualmente entrevistadas, cujos depoimentos vão fazer parte de um conteúdo.

6. Você vai usar palavras-chaves na produção de conteúdo?

As palavras-chaves são termos buscados no Google que definem o assunto de determinado conteúdo e orientam a produção. Elas fazem parte de um conjunto de técnicas que otimizam sites, blogs e páginas na web para terem bons resultados nas buscas orgânicas. Então, para a produção de conteúdo de canais digitais, é fundamental ter as melhores palavras-chaves definidas.

  • Se não tiver, peça um estudo sobre as palavras-chaves mais adequadas de acordo com as áreas mais atrativas e os seus objetivos, pois elas devem ser usadas nos conteúdos que vão ser produzidos.

Com o briefing pronto, repasse todas as informações com quem vai fazer a produção de conteúdo para checar se tudo foi entendido e também para ter um feedback. Preparamos um checklist para ajudar você a conferir se não esqueceu nenhuma informação do briefing para a produção de conteúdo:

1. Personas

▢ Existe.
▢ Não existe.
Obs.: se existir, quantas e quais são as prioritárias?

2. Projeto novo ou já existente

▢ Novo.
▢ Existente.
Obs.: se já existir, explique a necessidade dessa nova etapa.

3. Objetivo da produção de conteúdo 

▢ Aumento de tráfego no site
▢ Geração de brand awareness
▢ Construção de autoridade da marca
▢ Engajamento da marca
▢ Gerar leads
▢ Diminuir custo por cliente
▢ Outro. Qual?

4. Fluxo de trabalho

▢ Cronograma de publicação por canal.
▢ Prazos para as sugestões de pautas.
▢ Prazos para produção dos conteúdos.
▢ Prazos para aprovação das pautas.
▢ Prazos para refações.
▢ Compartilhar o planejamento com equipes envolvidas.

5. Materiais a serem enviados

▢ Glossário de termos.
▢ Manual de identidade visual.
▢ Manual de estilo.
▢ Dados de acesso.
▢ Políticas.

6. Palavras-chave

▢ Existem.
▢ Não existem.
Obs.: se existirem, quantas e quais são as prioritárias?

Agora que você já fez o briefing, conheça nosso serviço de produção de conteúdo. Vamos conversar sobre o seu projeto, envie uma mensagem para a Conteúdo Online e entraremos em contato rapidamente!